HISTÓRIAS E BÊNÇÃOS: Santuário de Vila Velha celebra 52 anos de fundação

Compartilhe:

Paz e Bem!

A Paróquia do Rosário, Vila Velha, celebra hoje, dia 20 de maio, os 52 anos de fundação do Santuário Divino Espírito Santo. Localizado no Centro de Vila Velha, à rua Cabo Aylson Simões, 762, o imponente, majestoso e belíssimo templo, tem a marca de expressar milhares de histórias e bênçãos, alcançadas pelos fiéis e paroquianos que rezam no Santuário Franciscano.

Embora não tenha o “status canônico” de Santuário segundo as leis e normas da Igreja Católica, ele é chamado de forma carinhosa pelos capixabas simplesmente de “Santuário”. Não há quem não o conheça, que não saiba sua localização, que não fale e conheça os freis que ali trabalham. O Santuário é uma referência obrigatória para a Cidade Canela-Verde. Muitos o chamam simplesmente de “Santuário de Vila Velha”. A Igreja nos ensina que o conceito “Santuário” é em sua essência: o espaço da acolhida, da escuta, do encontro, da Celebração da Eucaristia, da busca da Misericórdia. E é isto que os Freis ajudam a testemunhar todos os dias no “Santuário de Vila Velha”, além de ser uma referência eclesial de formação pastoral para toda a Arquidiocese de Vitória.

Aos 52 anos de história, o Santuário é o único dedicado ao Divino Espírito Santo, no Estado. Graças ao grande carisma, empenho e esforço do Frei Firmino Matuschek, juntamente com a coragem da comunidade local, ergueu-se a bela obra, expressão da fé de um povo, de sua raiz católica, de sua alma franciscana.

Louvado seja Deus por tanto tempo de história!

Além da Igreja, o local também abriga centros importantes para a vida da própria Paróquia, como a Secretaria Paroquial, o Prédio Pastoral Paroquial com diversas salas e espaço amplo para bem atender o povo e a Farmacinha Frei Aurélio que produz remédios naturais e é responsável pelo atendimento de diversas pessoas que vão até lá para comprar muitos produtos naturais para tratar problemas de saúde. E não para por aí, o Santuário conta também com um amplo estacionamento. Por fim, a casa dos Freis que se dedicam ao atendimento da Paróquia com suas dez comunidades. De terça a sexta, os Freis atendem os fiéis que procuram conselhos e o Sacramento da Reconciliação, já durante a semana, o Santuário possui uma extensa programação.

As Missas são celebradas: 3ª feira às 6h30 e 12h, 4ª feira às 06h30 e 19h, 5ª feira às 06h30 e 12h, 6ª feira às 06h30 e 19h, sábado: 06h30 e 17h, e domingo às 07h, 10h e 19h

“O edifício do Santuário foi durante muito tempo um marco das grandes obras de arquitetura do Estado, juntamente com obras mais antigas, tais como o Convento da Penha, o Palácio Anchieta e o Colégio do Carmo, e com as contemporâneas a ele: o Colégio Marista e o Colégio Salesiano. […] Embora concebido antes, o Santuário nasceu durante o Concílio Vaticano II (outubro de 1962 a dezembro de 1965) e foi inaugurado um ano e quase quatro meses depois de terminada a magma assembleia mundial do Vaticano.” (Trechos retirados do livro O Santuário do Divino Espírito Santo, escrito por Frei Clarêncio Neotti, OFM, por ocasião da comemoração do Jubileu de 50 anos do Santuário).

Imagem: Divulgação

Com informações: Arquivo do Convento, site da Paróquia do Rosário, Cristian Oliveira.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X