Histórias do Convento da Penha

Compartilhe:

Quadro Milagre da Seca; Benedito Calixto

Paz e Bem!

Ao longo dos seus mais de 450 anos de existência, o Santuário da Mãe das Alegrias, no alto de Vila Velha, carrega muitas memórias e histórias que marcam a vida do povo capixaba e do estado do Espírito Santo.

São inúmeras as histórias e até mesmo lendas que permeiam em torno do Convento da Penha. Algumas destas são contadas e estudadas nas escolas quando os alunos aprendem sobre a história do Espírito Santo. Você sabia que tem lenda até de um suposto fantasma que vivia por aqui?

Nesta sexta-feira, reunimos de forma resumida alguns destes contos e trouxemos para você aprender um pouco mais, confira!

Desaparecimento do Painel de Nossa Senhora das Alegrias

Inicialmente, o painel trazido por Frei Pedro Palácios ficava na Capelinha de São Francisco, localizada no Campinho. Em um belo dia, para sua tristeza, o quadro havia desaparecido. Logo, o franciscano saiu em busca pelas matas da montanha sagrada e para sua surpresa o encontrou bem no alto do monte, entre duas palmeiras.

Alegre por ter encontrado, recolocou o painel em seu devido lugar novamente, mas para sua surpresa, o fato se repetiu mais algumas vezes. Foi então, que o frade percebeu os sinais de Nossa Senhora de que a sua capela deveria ser construída no local por ela indicado e assim ele o fez.

No ano de 1568, foi edificada, no cume do penhasco, a Capela que recebeu a imagem de Nossa Senhora da Penha, vinda de Portugal em 1569.

Bichinhos de Frei Pedro Palácios

Contam por aí que Frei Pedro Palácios vivia na companhia de um gato e um cachorro, na Capela de São Francisco. A lenda diz que quando o frade precisava ficar fora por uns dias, deixava um bolinho de farinha para cada bichinho por dia e que eles as comiam conforme ele deixava. Apenas uma por dia, sendo que a última era consumida no dia em que ele voltava para casa.

Invasão dos holandeses

Uma outra história conta que, no século XVII, quando holandeses tentaram assaltar o Convento, foram surpreendidos por soldados a pé e montados em cavalos.

Esta lenda serviu de inspiração para um dos quadros de Benedito Calixto que encontra-se exposto na galeria ao lado da capela.

Chuva na seca

Por último, uma história muito conhecida. Na mesma galeria e com um quadro do mesmo pintor, é retratada uma procissão marítima que levou a imagem de Nossa Senhora da Penha até Vitória, para acabar com um enorme período de seca que assolava o local no ano de 1769. Os relatos nos contam que logo após a procissão, veio a chuva. Esse episódio é conhecido como o Milagre da Seca.

De cima para baixo: Frei Pedro Palácios ao chegar em Vila Velha, acompanhado de um cachorrinho; o frade com o painel de Nossa Senhora das Alegrias trazido de Portugal; invasão dos holandeses no século XVII; Milagre da Seca.

E você, conhece outras histórias que envolvem o Convento? Conta para a gente!

 

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X