HISTÓRIA DO CONVENTO: “Romaria Noturna dos Homens”

Compartilhe:

Foto: Valter Monteiro/ 2008

“Romaria Noturna dos Homens” este é o título da obra de Marian Rabello, de 1975, que faz parte do acervo de obras artísticas do Convento da Penha. Atualmente, a retratação da maior romaria da Festa da Penha, fica exposta no corredor da Capela do Santuário da Penha.

A obra possui 1,90m de altura e 0,97m de altura. Sendo utilizada a técnica de têmpera sobre a tela, a pintura representa a Romaria dos Homens, maior e mais importante da Festa da Penha. Mostra ao centro, na parte superior, a grande elevação com a representação do Convento, com o parte inferior ocupada por uma multidão de fiéis portando velas acesas e voltados em direção ao Convento. Possui o azul e o preto como cores predominantes, foi executada sobre suporte em algodão, de estrutura têxtil em tafetá e espessura média. A base de preparação é de cor clara, aplicação regular, com pouca espessura.

A moldura da obra é de madeira de jacarandá doada pela Fábrica de Chocolates Garoto na época da criação da arte. A tela passou por um processo de reentelamento e restauração no ano de 2000. Ela pode ser vista pelos visitantes que sobem à Capela do Convento. Ela fica posicionada na parede do corredor da Capela, perto da famosa janela do Convento.

Imagem extraída do livro de arquivo do Convento

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X