Paz e Bem!
Conhecendo um pouco mais sobre a “História do Convento”, hoje com o Portão Velho de acesso ao Convento da Penha.
Foi construído em 1774. Entra-se por ele na histórica ladeira de pedras (Ladeira da Penitência ou das 7 voltas), primitivo caminho para o Alto da montanha. À sua direita, encontra-se a conhecida gruta de Frei Pedro Palácio, assinalada por uma lápide comemorativa, com dizeres em latim e em português, e mandada colocar ali por Frei Teotônio de Santa Humiliana, Guardião da Penha na época. Mais ao canto, o nicho, onde provavelmente, Frei Pedro Palácio desdobrava o quadro de Nossa Senhora, que trouxera de Portugal, e diante do qual fazia as suas devoções conjuntamente com o povo.
Este portão é aberto durante os festejos da Padroeira e em datas comemorativas, o acesso no entanto, é mais íngreme, irregular e exigente. Ele pode ser facilmente avistado de longe, por qualquer visitante que passar pelo Parque da Prainha, já que fica ao lado da entrada do 38º Batalhão de Infantaria do Exército. O local recebe visitação de turistas diariamente. Muitos registram memórias do local onde Pedro Palácios ficava (a Gruta) ou mesmo o nicho que guarda uma réplica do quadro de Nossa Senhora das Alegrias.
De 1774 a 1777, Frei Francisco de Jesus Camargo, o então Guardião do Convento, iniciou um período de melhoramentos: reforma do calçamento da ladeira, construção de muros, pintura e restauro no portão velho, etc. O pórtico que emoldura a entrada antiga, possui um pequeno nicho, que durante alguns poucos anos ficou vazio. Atualmente uma Imagem de São Francisco de Assis está colocada no local.