HISTÓRIA DO CONVENTO: Portão Velho de acesso ao Campinho

Compartilhe:

Foto: Reprodução / Internet

Paz e Bem!

Conhecendo um pouco mais sobre a “História do Convento”, hoje com o Portão Velho de acesso ao Convento da Penha.

Foto: Reprodução / Internet

Foi construído em 1774. Entra-se por ele na histórica ladeira de pedras (Ladeira da Penitência ou das 7 voltas), primitivo caminho para o Alto da montanha. À sua direita, encontra-se a conhecida gruta de Frei Pedro Palácio, assinalada por uma lápide comemorativa, com dizeres em latim e em português, e mandada colocar ali por Frei Teotônio de Santa Humiliana, Guardião da Penha na época. Mais ao canto, o nicho, onde provavelmente, Frei Pedro Palácio desdobrava o quadro de Nossa Senhora, que trouxera de Portugal, e diante do qual fazia as suas devoções conjuntamente com o povo.

Este portão é aberto durante os festejos da Padroeira e em datas comemorativas, o acesso no entanto, é mais íngreme, irregular e exigente. Ele pode ser facilmente avistado de longe, por qualquer visitante que passar pelo Parque da Prainha, já que fica ao lado da entrada do 38º Batalhão de Infantaria do Exército. O local recebe visitação de turistas diariamente. Muitos registram memórias do local onde Pedro Palácios ficava (a Gruta) ou mesmo o nicho que guarda uma réplica do quadro de Nossa Senhora das Alegrias.

De 1774 a 1777, Frei Francisco de Jesus Camargo, o então Guardião do Convento, iniciou  um período de melhoramentos:  reforma do calçamento da ladeira, construção de muros, pintura e restauro no portão velho, etc. O pórtico que emoldura a entrada antiga, possui um pequeno nicho, que durante alguns poucos anos ficou vazio. Atualmente uma Imagem de São Francisco de Assis está colocada no local.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X