HISTÓRIA DO CONVENTO: Mesa do Altar-Mor

Compartilhe:

Paz e Bem!

Toda sexta-feira é dia de conhecermos mais sobre a nossa história, sobre a nossa identidade e a religiosidade do nosso povo. O Convento da Penha é, além do espaço da devoção, um local que abriga uma imensa história, preservada ao longo dos seus 461 anos de existência.

Hoje vamos conhecer um pouco do acervo de móveis, especificamente um móvel: a Mesa do Altar-Mor. Posicionada no presbitério da Capela, ela faz parte do conjunto de elementos decorativos, porém, mais do que um simples móvel, a Mesa do Altar é local do Santo Sacrifício, onde há a Consagração do Corpo e Sangue de Cristo.

Antes de sabermos sobre a mesa do altar, precisamos fazer um pequeno resgate da história da Igreja, especialmente o Concílio Vaticano II. Como pauta dessas discussões, constavam temas como os rituais da Missa, os deveres de cada padre, a liberdade religiosa e a relação da Igreja com os fiéis, além dos costumes litúrgicos. Pelo Rito Romano antigo, as Missas eram celebradas com o sacerdote de costas para a assembleia.

  • A Missa antes do Concílio: Rezada em latim, com o padre voltado para o altar, de costas para os fiéis. Apenas membros do clero comandavam a celebração
  • A Missa Depois do Concílio: Rezada no idioma de cada país, com o padre de frente para o público. Mulheres e homens leigos (que não são do clero) podem ajudar na celebração.

Sendo assim, até o ano de 1965, as Missas no Convento da Penha eram celebradas sem a atual Mesa do Altar. Desde a construção até o ano citado, havia um altar de mármore (onde hoje é o sacrário do Altar-Mor, logo abaixo dos nichos de Nossa Senhora e dos Santos Antônio e Francisco). Com as mudanças propostas pela Santa Igreja, passou-se a ter em 1991 a atual Mesa do Altar-Mor. Nos altares de Sant’Ana, Nossa Senhora das Dores e de Nosso Senhor dos Passos, as mesas foram utilizadas em diversas ocasiões, foram feitas para Missas de costas para os fiéis.

Ainda sobre a Mesa do Altar, ela foi idealizada pelo então Guardião do Convento, Frei Silvio Tadeu Mascarenhas e colocada no atual local em 24 de dezembro de 1991. De madeira, trabalhada com detalhes, possui uma imagem de um cálice com a hóstia. Detalhes em dourado.

Clique na imagem para ampliar.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X