Paz e Bem!
Toda sexta-feira é dia de conhecer um pouco mais sobre a história do Convento. Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o “Corredor Lateral Maior”, do Santuário de Nossa Senhora da Penha.
O corredor é um “anexo” da Capela, já chamado de “galeria” e mesmo de “extensão da Capela”. Até 1952, as paredes logo na entrada do corredor, serviam de expositor para placas de agradecimentos aos devotos e romeiros. Com o coração agradecido, as famílias que recebiam as graças e bênçãos por intercessão de Nossa Senhora da Penha, mandavam confeccionar placas no formato retangular, de pedra, mármore ou granito e afixavam nas paredes da subida, compondo o cenário da pequena escada de acesso ao local.
Há também bancos de madeira, um relógio-armário, serpentinas e os lustres de iluminação.
Padre José Lidwin, o então administrador do Convento da Penha (capelão do Santuário de 1915 à 1942), foi também responsável pelas intervenções no corredor lateral. A pedido dele, abriu-se uma porta do lado sul (da Capela), com objetivo de facilitar o acesso de fiéis e romeiros. Houve uma adaptação ao espaço da escada que dá acesso ao coro e ao púlpito lateral (direita da Capela). A parede esquerda do corredor serve de expositor para os quadros de Benedicto Calixto e mais adiante, obras de outros artistas. À direita, estão colocados quadros da “Via-Sacra”, cujas figuras são de procedência italiana e contam as quinze estações do caminho do calvário à ressurreição. À esquerda do corredor, há uma porta que dá acesso para a Capela-Mor do Santuário; mais adiante uma outra porta, de acesso à sacristia do Convento e outra porta de acesso ao pátio, mirante com vista de Vila Velha e a Baía de Vitória.
Uma das partes mais bonitas e “frequentadas” pelos visitantes, está ao final do corredor: A majestosa janela, chamada de “janela mais famosa do Espírito Santo”, moldura de milhões de fotografias, registros de casamentos, famosos, casais, crianças, todos! Todos que sobem ao Convento fazem questão de fotografar na janela com a vista mais encantadora do Espírito Santo.