HISTÓRIA DO CONVENTO: Construção da estrada de rodagem

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Foto da construção da estrada do Convento de 1928 - publicado em morrodomoreno.com.br

Paz e Bem!

Em mais um capítulo da série especial sobre a “História do Convento”, vamos conhecer como foi a construção da estrada de rodagem (Estrada Principal) de acesso ao Campinho do Convento da Penha

Essa via de acesso ao Convento foi construída no ano de 1928, em pleno século XX, iniciada pelo então Governador do Estado do Espírito Santo, Florentino Avidos, depois de ter sido reprovado seu projeto pelo Bispo Diocesano Dom Fernando de Souza Monteiro, defendendo a tese de que o Convento de Nossa Senhora da Penha não era “lugar de passeio de meros turistas ou apenas de lazer, mas sim, de penitência dos devotos que procuram a expiação de seus pecados através de sacrifício e penitência.

Convento da Penha – Subida de automóveis ainda sem o pórtico na entrada – foto: morrodomoreno.com.br

Como a ladeira dos fiéis, essa via seguiu um traçado semelhante, e foi aberta pelo Capelão (responsável pelo Convento na época), o Padre José Lidwin, que subia e descia a cavalo, a montanha. Só no último mês de governo, Florentino Avidos mandou corrigir alguns pontos do seu traçado e a tornou transitável para automóveis. Logo depois, seu substituto, o novo Governador Jones dos Santos Neves cuidou de sua pavimentação, com paralelepípedos, e ornou-a com muretas de proteção. Depois de ajardinada em toda a extensão, ergueu o Pórtico com portão de ferro, que existiu de frente para a Rua Vasco Coutinho. A nova ladeira foi inaugurada em 15 de março de 1952, quando recebeu placa de bronze com os seguintes dizeres:

Alameda Dom Luiz Scortegagna, construída no Governo de Jones dos Santos Neves. Departamento Estadual de Estrada de Rodagem (D.E.R.). Junho de 1951, março de 1952.

Foto de 1965 – morrodomoreno.com.br

Alameda é uma Rodovia Estadual, possuindo 1.218,458m de extensão. O DER é responsável pela manutenção e sinalização da via. Recentemente foi executado um projeto de sinalização viária no local, que foi revisado em conformidade com as considerações apresentadas pelo IPHAN-ES, incluindo os postes de iluminação e as lixeiras; as placas de sinalização fixadas em suporte de madeira e nos postes de iluminação e em locais coincidentes com as lixeiras.

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