Paz e Bem!
Localizada no Campinho do Convento da Penha, a Capelinha de São Francisco de Assis,teve sua construção iniciada no ano de 1558 e finalizada em 1562. Fundada por Frei Pedro Palácios, a construção possui extensão aproximada de 20m², com telhado estilo colonial e pintura de cal. No interior, um pequeno Altar dedicado a Francisco de Assis. Conta-se a história que Frei Pedro Palácios faleceu na Capelinha, no dia seguinte a primeira edição da Festa da Penha no ano de 1570. Seu corpo foi sepultado na ermida de Nossa Senhora da Penha, posteriormente levado para o Convento de São Francisco, Cidade Alta, Vitória.
No entorno da Capelinha, foi construído também um cemitério para os frades. As sepulturas são cobertas por mármores, com ornamentação periódica e manutenção de tempos em tempos. A simbologia do local impressiona, principalmente por ter sido o local onde o fundador do Convento fez sua passagem e pelo clima orante presente no recanto. Na entrada do pequeno cemitério, há uma placa afixada, contendo os seguintes dizeres: “CEMITÉRIO SÃO FRANCISCO DE ASSIS – Louvado sejas meu Senhor, por nossa irmã a morte corporal da qual homem nenhum pode escapar” (última estrofe do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, escrita por ele antes de seu trânsito).
Primeira construção do Convento (a Capelinha), feita com óleo de baleia, conchas trituradas, areia e barro; o pequeno altar, dedicado ao fundador da Ordem dos Frades Menores, também serviu de morada para Frei Pedro, que de lá descia para propagar o Evangelho aos poucos moradores da então Vila Velha do Espírito Santo.
Foram sepultados no cemitério, o Frei Gilberto Hillebrand, em 29 de abril de 1989; o Frei Aurélio Stulzer, em 13 de setembro de 1994; e o Frei Vunibaldo Vogel, em 16 de fevereiro de 2017.