HISTÓRIA DO CONVENTO: Antigo museu, hoje “Sala de Exposições”

Compartilhe:

Foto: Reprodução do site morrodomoreno.com.br

Paz e Bem!

Em mais um capítulo da nossa série especial sobre a “História do Convento”, vamos conhecer um pouco mais sobre o Antigo “Museu do Convento”, hoje chamado de “Sala de Exposições”.

A fé e a história subiram a montanha. Há mais de 450 anos, o Convento da Penha, é o destino das preces, orações, súplicas e dos próprios fiéis devotos que ao longo do tempo dividem as alegrias, as motivações e as graças da vida com a Virgem Mãe da Penha, Padroeira do Estado do Espírito Santo. No Alto da Penha Sagrada, esses vestígios, essas marcas da devoção estão por toda a parte, expressos nos mais simples cantinhos aos mais destacados e apoteóticos espaços. É também no cume da Sagrada Montanha que está localizado a “Salinha dos Milagres” e bem ao lado, o espaço do “Antigo Museu do Convento”, que nos dias atuais abriga a nova, moderna, arrojada e aconchegante “Sala de Exposições”.

De acordo com a história, “Museu do Convento” começou como um setor de curiosidades, artigos históricos, roupas de Nossa Senhora, hábitos franciscanos antigos, imagens, livros, enfim, o acervo antigo da própria igreja que tinha perdido o uso ao longo dos séculos. Este espaço, foi inaugurado em 1952 e inicialmente foi chamado até mesmo de “Casa dos Romeiros”, instalado pelo então Guardião do Convento, Frei Alfredo W. Setaro. Isso foi até 1985, quando o espaço foi desativado e os objetos, recolhidos. O ambiente foi totalmente reformulado e restaurado no ano de 2000, pelo guardião Frei Geraldo Antônio Freiberger.

O renascimento do novo museu (Sala de Exposições) ocorreu em 12 de dezembro de 2000, desta vez com o aspecto de local de exposições.

Situada na subida final do Convento da Penha, a nova Sala de Exposições é, atualmente, um espaço multiuso e acolhedor de exposições de arte e de pequenas reuniões e seminários. Moderna, mas ao mesmo tempo conectada à milenar religiosidade e à paz do Convento, ela é um ponto de parada e descanso para o visitante que sobe o morro da Penha. Com 80 m² e preparada para receber exposições de cunho cultural, artístico, histórico e religioso, além de promover a exposição de peças de seu próprio acervo, a Sala de Exposições tem a missão de integrar o rico circuito cultural capixaba e agregar ainda mais valor para o visitante do Convento da Penha.

Veja abaixo algumas fotos antigas e atuais do Museu do Convento

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X