Paz e Bem!
Edificado no alto de uma montanha, o Convento de Nossa Senhora da Penha é o ponto turístico mais visitado no Espírito Santo. Fundado pelo Frei Pedro Palácios, em 1558. O franciscano era natural da Espanha, no entanto chegou em terra espírito-santense vindo de Portugal, trazendo o santo e milagroso painel da Virgem das Alegrias, da qual ele era devoto. A pintura de beleza rara, com tela é de pintor desconhecido, ainda está preservada até os dias atuais e exposta no interior do Santuário.
Após a construção do Convento, na Capela de São Francisco – localizada no Campinho do Convento – Frei Pedro Palácios faleceu, no ano de 1570, logo depois de terminada também, a primeira edição da Festa da Penha, Padroeira do Espírito Santo. À Virgem da Penha, são atribuídas milhares de intercessões e graças. Muitas destas “provas” de intercessão, estão expostas na Sala dos Milagres.
Um desses milagres, de acordo com a história – lenda – está ilustrado na obra de Benedito Calixto. “A visão dos holandeses”, tela de 1927, relatando a tentativa de invasão dos holandeses. Em 1640, o corsário da Holanda, João Delchi, chegou à Ilha de Vitória e às margens da Prainha, com embarcações e soldados, afim de conquistar terras. Do mar, avistou o imponente e majestoso Convento, uma construção destacada no alto de uma montanha.
Eles tentaram empreender entrada ancorando na ilha aos pés do Convento. Ao perceberem que o local se tratava de um Santuário religioso, não foram invadindo com violência, à princípio. Ao notarem também a fragilidade da segurança do local, imaginaram a possibilidade de exploração de riquezas e domínio da povoação. Cerca de oitocentos homens, a bordo de grandes embarcações, chegaram prontos para o assalto, a invasão.
Ao tentarem assaltar o Convento, foram impedidos por soldados a pé e a cavalo que desciam das nuvens, em torno do Santuário, para fazer a sua defesa. Ajoelhados em torno da imagem da Virgem, com medo de conflito, os frades imploraram a sua proteção.
Com a intercessão da Virgem Santa, não houve invasão ou conflito.
Benedito Calixto inspirou-se também para produzir outro painel, expressando a procissão marítima que conduziu a imagem de Nossa Senhora da Penha até Vitória, para acabar com a grande seca de 1769 que afetava a sede da capitania que estorricava as matas dos seus morros, enquanto a do Convento se mantinha viçosa. Diz a história que, logo após a procissão, a chuva caiu.