HISTÓRIA DO CONVENTO: 50 hectares preservados de Mata Atlântica

Compartilhe:

Imagem: Site temporadalivre.com

Paz e Bem!

O Convento da Penha é um Santuário Franciscano localizado no alto de um penhasco de 154 metros de altitude e aproximadamente a 500 metros do mar. Ostentando um belíssimo visual, rodeado por um imponente território de Mata Atlântica, desde 1558, o local é também um Santuário da Natureza. Abrigando centenas de espécies de diferentes animais, além de uma rica diversidade de plantas e árvores. Atualmente é o mais importante “pulmão verde” da cidade de Vila Velha e um dos mais necessários do Espírito Santo.

Temos acompanhado, nos últimos dias, os devastadores incêndios que atingem a Floresta Amazônica na região norte do Brasil. Frutos da irresponsabilidade, da ganância e da falta de cuidado com a “Casa Comum”, os incêndios estão provocando a extinção de diversas espécies de plantas e animais. Além de ações do poder público, é preciso responder com mais eficácia e urgência, de modo a cessar as queimadas e extermínio da fauna e flora do mundo.

A faixa de Mata Atlântica existente no Convento de Nossa Senhora da Penha hoje, é totalmente preservada e cuidada pelos Frades Franciscanos. Há uma grande variedade de flora e fauna em mais de 50 hectares (o que corresponde a mais de 50 campos de futebol). Mas nem sempre foi assim. Na segunda metade do século XX, a mata da Montanha Sagrada estava bastante devastada. Foi a partir de 1970 que começou a preocupação com o reflorestamento do morro, com o plantio de árvores nativas, reprodução de pássaros e animais deste tipo de ambiente e etc. Milhares de mudas de árvores nativas foram plantadas, fazendo com que atualmente o verde da flora realce o branco das paredes do Convento no Alto da Penha.

Resultado de imagem para mata do convento da penha

No Santuário da Natureza, preservado pela fraternidade, são encontradas quase todos os tipos de plantas e árvores de características da Mata Atlântica, como ypê, jacarandá, pau-Brasil, jequitibá, boleira, as mais diferentes orquídeas, bromélias. Além de muitas espécies de répteis, como as cobras (jiboia, coral, cascavel, jararaca…), sapos, diversos insetos, aranhas, escorpiões, abelhas e etc… E não para por aí, o Convento possui ainda um gigantesco acervo natural de pássaros, como saíra, pica-pau, canários, . As figuras mais avistadas no Convento são os macaquinhos saguis, os urubus, os gambas, esquilos, jacupembas, urubu da cara vermelha, teiús, corujas, vagalumes, “bichos preguiça” entre outros.

Resultado de imagem para mata do convento da penha

Já foi possível perceber que o Convento possui a mais rica e preservada área de Mata Atlântica do estado. O cuidado com grande biodiversidade e com toda a criação é um ensinamento do Patrono da Ecologia, São Francisco de Assis. Através do exemplo do nosso patrono, devemos nos conscientizar e também a população mundial, sobre a importância da diversidade biológica, além da necessidade da proteção da biodiversidade em todos os ecossistemas da Terra.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X