Paz e Bem.
Nesta quinta-feira, 24 de julho, às 10h, horário de Angola, a Fraternidade São Francisco de Assis, em Palanca, celebrou a Renovação dos Votos de Frei Afonso Domingos Kalei, Frei António Gregório Henda Alfredo, Frei Celestino António José, Frei Edvânio Sampaio Quitala, Frei Isaac Catumbela Livongue, Frei José Tchissende Tchiwale, Frei Luís Feliciano Lucas Anacleto, Frei Pedro Kiambi João, Frei Soares Simão Menezes Gonçalves e Frei Toríbio da Cruz Waia Ndumbu.
Na busca pela observância do itinerário de vida proposto por São Francisco de Assis, exposto na regra no seu capítulo I, que retrata sua observância ao Evangelho de nosso senhor Jesus Cristo. Na qual também evidencia sua vida em Obediência, sem nada de próprio e em castidade, sendo o mesmo conciliado pelo artigo 1 das CCGG, nos seus parágrafos 1e 2, onde explicita a proposta de conduzir uma vida de oração, devoção, fraternidade e minoridade; pregando assim, a paz, a reconciliação, a justiça e o respeito pelo criado; os irmãos renovaram seu Sim a Deus e à Ordem do Frades Menores.
O momento contou com a presença de vários confrades vindo de outras fraternidades da Província, para acompanhar o momento sublime conduzido pelo Frei Gustavo Wayand Medella, Vigário Provincial da Província da Imaculada Conceição do Brasil. Com sábias palavras, refletindo sobre o texto da “Vida de São Francisco de Assis, I Celano”, o frade convidou todos os presentes a perceberem que na base da palavra “renovação” está o radical “novo” pelo qual São Francisco de Assis era atraído e apaixonado: “Um ‘novo’ que dá significado e sentido ao que já faz parte da vida, isto é, o Evangelho, a Boa Nova. Assim, acreditar no ‘novo’ é saber que no desconhecido posso encontrar dificuldades e barreiras, mas serão superadas”, salientou o Vigário Provincial. Ele ainda destacou que o frade deve ser criativo, aceitando e assumindo sua missão, sem desculpas, mas buscando sempre soluções para os problemas que encontra ao longo de sua caminhada. De forma que seja aquele que faz acontecer a vida franciscana onde quer que esteja.

Durante a cerimônia de Renovação dos Votos, Frei Gustavo encorajou os dez frades a seguirem em frente, sendo homens de soluções e criativos, crescendo e se fortalecendo no “Sim” que, para Deus, já é pleno. Ele sugeriu aos jovens confrades que busquem o desafio da criatividade e regenerando-se sempre no Evangelho do Senhor. E como conselho de quem já está há mais tempo na caminhada religiosa pediu que desanimem, nem se entreguem ao pessimismo. “Lançai-vos aos expedientes que a vida franciscana tem, de oração, trabalho, fraternidade e estudo”.

Firmes na esperança que não engana e na certeza da fé de que a vida franciscana vale a pena, cada confrade propôs-se a reabraçar e a reafirmar os compromissos com Deus, consigo mesmo, com a vida fraterna e não só, fazendo valer a afirmação de São Francisco de Assis, inspirado pelo Evangelho de Lucas 9, 3: Não leveis coisa alguma para o caminho, nem bordão, nem mochila, nem pão, nem dinheiro, nem tenhais duas túnicas. “É isto que eu quero, é isto que eu preciso fazer de todo meu coração”. (São Francisco de Assis)
Fonte: franciscanos.org.br | Equipe de Comunicação Fraternidade São Francisco de Assis de Palanca


