Frente da Comunicação realiza formação sobre a Campanha da Fraternidade 2024

Compartilhe:

Paz e Bem.

A Frente de Evangelização da Comunicação da Província Franciscana da Imaculada, realizou na tarde desta segunda-feira (22), o primeiro encontro por videoconferência do ano. Jornalistas, comunicadores, colaboradores e agentes da comunicação das presenças, participaram da reunião. O Frei João Alberto Bunga, da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola, também participou das discussões.

A Campanha da Fraternidade 2024 foi o assunto principal da formação que teve a assessoria do Frei Bruno Almeida de Mello, o jovem estudante que vai para o tempo da Teologia. Frei Bruno se referenciou com o texto-base da CF. O ano de 2024 marca os 60 anos de mobilização da campanha em todo o Brasil. O tema escolhido para a ocasião é “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

O objetivo da formação é a promoção do tema da Campanha da Fraternidade, de modo a cada paróquia, Santuário ou instituição da Província, fomentar a amizade social nos ambientes em que atuam. A amizade como um “amor divino” deve ser a “tônica da nossa mensagem, do nosso conteúdo e da nossa missão evangelizadora”, como recordou Frei Bruno no início de sua apresentação. Ele ainda destacou que a amizade social está baseada na redescoberta da dignidade da pessoa humana como criatura de Deus e por consequência, irmãos e irmãs, como lembra a Encíclica do Papa Francisco “Fratelli Tutti”.

Para Frei Bruno Almeida, a violência, a intelerância, a divisão familiar – até por motivos políticos – e a falta de compromisso com a verdade, são alguns dos muitos males que dificultam a instauração de uma “cultura do encontro” e de uma boa relação de amizade, e a partir daí surge uma pergunta: o que posso fazer diante dessa realidade? Primeiro, colocar as tecnologias e os dispositivos de comunicação à serviço da vida e do bem comum, depois, transformar os meios de comunicação como fomentadores de práticas solidárias, saudáveis, construtivas, inovadoras. Assim, as presenças da Província continuem a ser instrumentos propagadores de fraternidade em vista do bem comum.

O Vigário Provincial e secretário para a Evangelização, Frei Gustavo Medella, saudou a todos e falou da importância de “seguir dando passos necessários” diante dos desafios de evangelizar no contexto das redes sociais, das guerras no mundo e no aumento das tensões entre países, além de atender os apelos do Papa no Sínodo. Ele lembrou ainda que em novembro deste ano acontece o Capítulo Provincial.

Em seguida, os participantes partilharam algumas iniciativas e ações que serão trabalhadas nos mais diversos setores da Frente de Comunicação. De Vila Velha, o assessor de comunicação do Convento da Penha, Cristian Oliveira, comentou sobre as ações da Campanha da Fraternidade e principalmente sobre a Festa da Penha 2024, que traz o tema em consonância com o Sínodo. Destacou também a preocupação que a equipe de comunicação tem diante dos “cancelamentos da internet”, já que até mesmo um post que celebra o dia nacional de combate à intolerância religiosa é alvo dos chamados “haters”.

Frei Neuri Reinisch, coordenador da Frente de Comunicação, enalteceu os trabalhos das casas da Província e pediu que os trabalhos sejam compartilhados, assim, um vídeo produzindo em Vila Velha, pode ser utilizado na TV Sudoeste, no Paraná, por exemplo. Adriana Rabelo Rodrigues Marcelo, da Sede Provincial, falou de algumas ações da comunicação no site da Província.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X