“Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede” (Evangelho de Jo 6,24-35)
Paz e Bem!
Na Liturgia deste 18º Domingo do Tempo Comum, lemos a continuação do evangelho de domingo passado. Uma multidão faminta foi atrás de Jesus à procura do pão e o Senhor diz: “em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”, recordando o maná do deserto, fazendo analogia ao pão diário e o pão definitivo que nos sacia para a vida eterna.
“Num mundo marcado pela concentração, continuamos a ser chamados a ir ao encontro do irmão com fome, do irmão que sofre, este é o grande sentido da Eucaristia. Participamos do Corpo do Senhor para também sermos comunhão na vida do irmão”.
Esse Pão sustenta a vida em seu total. Temos aqui o alimento que dá vida ao mundo e aos corações. Temos a tendência de espiritualizar a Eucaristia a ponto de ficarmos nos louvores. Jesus põe a questão de sustentar a vida: “Quem vem a mim não terá mais fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede”. Sacia a sede e a fome de Deus presente em todo ser humano. Mas cuida da vida por completo: humano, psicológico e espiritual. O homem é um todo. Jesus nos alimenta em todas as dimensões.
Assista a reflexão do Frei Pedro de Oliveira.