Paz e Bem.
Ele faz um verdadeiro sucesso com seu jeitinho carismático, simples e bastante divertido. Já foi capa de reportagem de jornal, assunto nas redes sociais, tema de vídeo de TV e é um verdadeiro ícone do povo capixaba. Capixaba de coração, o catarinense Frei Pedro Engel, comemora neste dia 24 de agosto, 84 anos de vida. Frei Pedro é irmão leigo e ajuda nas celebrações do Convento da Penha.
Ele concilia a fé, a oração, com a aventura de um esporte que exige equilíbrio, força nas pernas, concentração e muita disposição. Há pelo menos 5 anos, além do Santuário da Penha, a praia, era o destino semanal do franciscano. Antes da pandemia ele praticava o stand up peddle, um esporte que só os apaixonados pelo mar, pela natureza e pela paz de espírito, podem praticar.
Frei Pedro Engel sentiu o chamado à vocação franciscana bem cedo, quando ainda era criança. Aos 3 anos ele já tinha no coração o desejo da vida religiosa. Aos 11, por influência de um tio que é sacerdote, ele decidiu seguir os passos de Jesus nas pegadas de São Francisco de Assis. Teve contato com os franciscanos em Santa Catarina e fez acompanhamento até chegar onde está atualmente.
O frade está à serviço da fraternidade do Convento. É natural de Peritiba, Santa Catarina. Nasceu no dia 24 de agosto de 1936 e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 28 de fevereiro de 1954. Fez a profissão solene no dia 4 de maio de 1962.
Neste dia festivo, Frei Pedro participou da Celebração Eucarística das 15h que foi presidida pelo Guardião do Convento. Frei Paulo Roberto agradeceu pelo exemplo de vida e alegria do confrade, o mais velho da fraternidade. Durante a homilia, os dois conversaram sobre a vida franciscana e Frei Pedro explicou como chegar aos 84 com muita vitalidade e felicidade.
Veja abaixo a conversa completa.
Confira também a homenagem do Convento ao Frei Pedro Engel.
Relembre também a reportagem especial do Frei Pedro praticando Stand Up peddle