Frei Pedro: “Até quando essa guerra neste trânsito louco? Assassinos ao volante…”

Compartilhe:

Paz e Bem!

A Santa Missa das 9h do último domingo (26/05), o 6º da Páscoa, foi presidida pelo Frei Pedro de Oliveira Rodrigues, OFM, na Capela do Convento. Muitas pessoas subiram ao Santuário para rezar, aproveitando também o ótimo clima, um pouco frio. Romeiros e peregrinos, o que já é costume, participaram, como a romaria da Paróquia São Francisco de Assis, do bairro São Francisco, Cariacica.

Ao iniciar, após o canto de abertura, Frei Pedro de Oliveira chamou atenção para o último mês de maio, “Mês de Maria” que é também, há vários anos, o mês de conscientização do trânsito, em atenção aos acidentes de trânsito, “Maio Amarelo”.

“Meu Deus! Até quando iremos conviver com essa guerra neste trânsito louco? Assassinos ao volante, que não respeitam a vida do seu próximo. Matam e ficam impunes! Hoje Jesus nos lembra no seu Evangelho que quem permanece n’Ele, este, de fato, será testemunha d’Ele”, afirmou Frei Pedro.

Ele recordou ainda os jovens Kelvin Gonçalves dos Santos, de 23 anos e Brunielly Oliveira, de 17 anos, que foram brutalmente “assassinados na 3ª Ponte na última semana. Dois jovens que tiveram seus sonhos, seus projetos de vida ceifados. Pais que receberam em seus braços o corpo de seus filhos jovens, que tinham um sonho, um projeto… Foram interrompidos pela irresponsabilidade de alguém que estava no volante”. Frei Pedro ainda rezou pelas famílias que estão sofrendo com o crime e por todos os que são vítimas da irresponsabilidade e do trânsito.


Ouça abaixo o que disse Frei Pedro

Após as Leituras e a proclamação do Evangelho, já na homilia, Frei Pedro de Oliveira explicou que Jesus ao se despedir dos discípulos, como narra o trecho de São João 14,23-29, onde já no próximo domingo, celebraremos a Ascensão do Senhor, Ele se eleva aos céus. “Jesus pede aos seus seguidores que guardem a sua Palavra. ‘Quem me ama, guarda a minha Palavra. Eu e meu Pai faremos deste ser a nossa morada, o nosso templo’… Mas será que guardamos a Palavra de Jesus. Ora com toda certeza, nós temos a nossa bíblia em casa, mas em que lugar da minha casa a Palavra de Deus está?! Talvez ao invés de um lugar de destaque, está como um objeto qualquer. E ela não é um objeto qualquer, ela deve estar a nossa vista, temos por obrigação de beber dessa fonte d’onde emana o Espírito do Senhor, para sermos não só propagadores mas vivenciadores da sua Palavra…” e completou, “quem ama Jesus, guardará a sua Palavra, será um seguidor e convidados a  trilharmos juntos os caminhos de Jesus. Mas diante do caos que estamos vivendo, devemos nos perguntar: será que estamos sendo seguidores de Jesus? Porque o seguidor de Jesus jamais matará, jamais desejará a desgraça do seu irmão… O seguidor de Jesus é solidário, é fraterno, não concentra tudo em si, porque Jesus nos ensinou a partilhar, nos ensinou a sermos solidários, a sermos fraternos e se assim não somos, não estamos sendo seguidores de Jesus como Ele deseja, assim agindo, não estamos guardando a sua Palavra, a Palavra de Jesus não está sendo referência para nós. Ser seguidor é procurar ser um sinal de paz e de harmonia”, explicou Frei Pedro.

Ainda na homilia, o Frei afirmou que no mundo tão violento que estamos vivendo, devemos pautar a vida na paz que só o amor de Jesus é capaz de trazer.

“Se a Palavra de Deus fosse fonte inspiradora para todos os seres humanos, não teríamos o caos que aí vemos, não teríamos tantas vidas sendo ceifadas, tantos jovens tendo seus sonhos interrompidos, tantas crianças tendo seu futuro interrompido… Por que tudo isso? Porque ainda a Palavra de Jesus não é guardada, não é posta em prática e apenas continua com uma mera teoria e não uma prática. Cabe a cada um de nós, admiradores, seguidores e seguidoras de Jesus, não mais apenas lermos a Palavra do Senhor, mas procurarmos na medida do possível, colocar essa Palavra em prática e assim estaremos fazendo a grande diferença… Neste mundo com tantos sinais de morte, possamos fazer a grande diferença, que passa por ‘guardar a Palavra do Senhor'”, explicou.

Antes da Bênção Final, Frei Pedro de Oliveira voltou a criticar a irresponsabilidade de criminosos, assassinos que usam o volante como arma para acabar com os sonhos das famílias.

“Quem bebe antes de dirigir é um irresponsável. Quem assume a direção de um veículo alcoolizado é um irresponsável, não respeita seu irmão, quem se embriaga e pega o volante está assumindo o compromisso de ser um assassino, um criminoso. Porque vai matar, vai destruir vidas e talvez passe alguns meses na cadeia e depois será libertado. Temos que dar um basta nisso! Chega desta maldita violência no trânsito!”

Confira abaixo

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X