Paz e Bem!
“Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16, 15)
Foi com este lema que há 26 anos, Frei Paulo Roberto Pereira, nosso Guardião do Convento, foi ordenado sacerdote para a Santa Igreja Católica. Depois de sentir no coração o desejo de seguir os passos de Jesus, nas pegadas de São Francisco de Assis, ele decidiu ser um mensageiro do Evangelho, levando com renovado vigor sua motivação de ordenação.
O jovem Paulo Roberto sempre teve, desde menino, o desejo de ser padre. O primeiro contato com a vida religiosa foi com os “Padres Crúzios”, sacerdotes da “Ordem da Santa Cruz”. Eram eles os responsáveis pela paróquia que o futuro franciscano frequentara naquela época. “Me lembro com vivacidade do Padre Martinho, inclusive eu o chamava de ‘vascaíno’, porque o hábito que eles carregavam tem a Cruz de Malta no peito, então é preto e branco e tem a Cruz da Malta no peito. Ele passava pela rua onde eu morava, diversas vezes podia vê-lo nas ruas, visitando os doentes… Holandês, falava com sotaque, idoso, porém muito afável, e eu me encantava com aquela figura, queria ser como ele. Meu desejo de ser padre, de ir para o seminário surgiu naquela ocasião, meu grande desejo era ‘entrar na piscina’ do seminário lá em Juiz de Fora [MG]. Havia o clube vocacional da Arquidiocese e eu fiz algumas reuniões… Era coroinha da Igreja dos Redentoristas em Juiz de Fora [Igreja da Glória]”, conta Frei Paulo.
O frade recordou ainda como se tornou franciscano. “Minha paróquia era coordenada pelos Padres Crúzios, servia como coroinha na Igreja dos Redentoristas, participei de umas reuniões vocacionais da Arquidiocese… Esse meu interesse chamou atenção de um senhor, que era ministro na Igreja, nos levava para participar, servir de coroinha lá. Esse senhor, “seu Geraldo”, tinha parentes em Petrópolis e me vendo, perguntou se eu não gostaria de conhecer os franciscanos e eu fui. Foi então que pela primeira vez eu fui ao Convento do Sagrado Coração em Petrópolis, onde nós temos até hoje a casa de formação teológica”.
Junto com o Frei Pedro de Oliveira, ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 10 de janeiro de 1987. É natural de Juiz de Fora (MG). Nasceu no dia 18 de dezembro de 1967. Fez a profissão solene no dia 25 de setembro de 1993 e foi ordenado sacerdote no dia 19 de março de 1995. Atualmente é Definidor, Guardião e, Reitor do Santuário desde abril de 2016.
Confira a entrevista com o Frei Paulo Roberto:
No ano de 2020, por ocasião da celebração dos 25 anos de Ordenação Sacerdotal, foi realizada uma Missa no Campinho, com participação de familiares e amigos do frei. Naquele dia, Frei Paulo recebeu uma mensagem, Bênção Apostólica do Papa Francisco, um momento de bastante emoção.
Também preparamos um vídeo com mensagens dos confrades do Frei Paulo Roberto. Certamente encheu o seu coração de emoção. Confira!