• Início
  • /
  • Formação
  • /
  • Frei Paulo: Quaresma é tempo de qualificar os nossos relacionamentos

.. Redirecionamento Amigos do Convento Artigos e Reflexões Banner Home Fim Banner Home Lateral Banner Home Lateral Pequeno Banner Home Meio Banner Maior Home CONVENTO NA MÍDIA Destaques

27/02/2020

Frei Paulo: Quaresma é tempo de qualificar os nossos relacionamentos

Compartilhar:

Paz e Bem!

Milhares de fiéis iniciaram a Quaresma subindo ao Convento da Penha para rezar ou como uma atitude penitencial. O Santuário permite aos visitantes ambientes de reflexão, oração, recolhimento e interiorização, principalmente pelo contato direto com a natureza ou pelo sacrifício da subida da Estrada da Penitência.

A Missa das 15h, celebrada no Campinho, contou com a participação de muitos romeiros, especialmente os idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Sob a tenda e nas sombras das árvores, os fiéis rezaram em comunhão com a Igreja do mundo inteiro que iniciou também a caminhada quaresmal.

Na homilia, Frei Paulo Roberto explicou a associação equivocada das Cinzas com o carnaval, enfatizando os exercícios quaresmais necessários para a preparação para a Páscoa do Senhor e explicou as motivações da Campanha da Fraternidade deste ano. O Guardião do Convento recordou ainda a proximidade da Festa da Penha 2020 que ocorre logo após a Semana Santa.

“Equivocadamente nós associamos a Quarta-feira de Cinzas ao carnaval, então, os excessos do carnaval são abonados com as cinzas na cabeça. Um equívoco muito grande! As cinzas não tem nada a ver com o carnaval, ainda que você tenha se excedido nalgumas coisas. Não tem nada a ver! Temos de dissociar cinzas de carnaval. A Quarta-feira das Cinzas marca não o fim do carnaval, mas o início de um tempo fecundo, sempre criativo e novo, de preparação para a Páscoa do Nosso Senhor. Portanto, o que nos motiva a estarmos reunidos hoje aqui é a certeza da ressurreição de Jesus Cristo, nossa fé”, e completou: “o jejum, a caridade e a oração são práticas bastante antigas e foram vivenciadas pelo povo do Antigo Testamento, que para recordarem-se da bondade de Deus, eram cuidadosos, bondosos”, explicou Frei Paulo Roberto.

Logo em seguida, o Guardião disse que os exercícios quaresmais nos aproximam de Deus e qualificam nosso relacionamento interpessoal. “A prática quaresmal, os exercícios da quaresma dão qualidade ao nosso viver, com a gente mesmo, com Deus e com os outros, sobretudo com os outros. Porque com muita facilidade nós louvamos e bendizemos o nome do Senhor, batemos palmas pra Ele, gostamos de estar na presença Dele e até dizemos ‘Ele está acima de tudo!’, mas nos esquecemos da proximidade cuidadosa e generosa que devemos ter uns com os outros” e citou a mensagem do Papa para a Quaresma neste ano.

Por fim, Frei Paulo “associou” a Quaresma com a Campanha da Fraternidade 2020. “Dar qualidade aos relacionamentos interpessoais é sentir-se comprometido com o dom da vida e é isso que a Quaresma nos propõe”.

Assista a reflexão completa abaixo.

Homilia do Frei Paulo Roberto – Quarta-feira de Cinzas

Paz e Bem!Assista a homilia do Frei Paulo Roberto da Quarta-feira de Cinzas.

Posted by Convento da Penha on Thursday, February 27, 2020

Ao final da Celebração os participantes receberam a imposição das Cinzas Sagradas, recordando nossa fragilidade humana diante de Deus. As cinzas também são um sinal concreto de quem se arrependeu e com o coração renovado retoma o próprio caminho para o Senhor.


NOTÍCIAS

Paz e Bem. Frei Gabriel Dellandrea presidiu a Missa da tarde, na Capela da Penha, nesta terça-feira (18). O Guardião do Convento refletiu o episódio do capítulo 19 do evangelho

Paz e Bem. A memória de Santa Isabel da Hungria, Padroeira da Ordem Franciscana Secular, foi celebrada com alegria na tradicional Missa da tarde na Capela do Convento da Penha.

Paz e Bem. Na manhã deste domingo, Dia Mundial dos Pobres, a Romaria da Paróquia Santa Rita de Cássia, de Teixeira de Freitas (Bahia), lotou a Capela do Convento da

Paz e Bem. No final da manhã deste sábado, feriado da Proclamação da República, o Campinho do Convento da Penha recebeu peregrinos da Paróquia São Sebastião de Alto Guandu, Afonso