Frei Paulo Pereira: “”Quem é este que até o vento e o mar obedecem? Responder quem é Jesus é a tarefa de cada um de nós, por toda a nossa vida.”

Compartilhe:

Paz e Bem!

Neste domingo, 20 de junho, em que celebramos o 12º Domingo do Tempo Comum, o Convento da Penha retornou às missas presenciais aos domingos no campinho, que estavam suspensas devido a classificação de Vila Velha no mapa de risco Covid-19. A celebração foi presidida pelo guardião, Frei Paulo Pereira.

Após a saudação inicial, o frade convidou os fiéis a uma reflexão. Em 2017, aqui no Espírito Santo, aconteceu um acidente com o micro ônibus do grupo folclórico da cidade de Domingos Martins onde 11 pessoas morreram. Um ano antes, um acidente de avião com o time da Chapecoense, tirou a vida de 71 pessoas. Em ambos os casos, a sociedade do estado e do país ficou muito abalada, pois é normal na natureza humana sentir compaixão.

Neste final de semana, o Brasil chegou a triste marca de 500 mil vítimas da Pandemia e isso parece não mais afetar o povo. Para se ter noção da quantidade de pessoas, o frei convidou os presentes a olhar para o céu a noite e recordar que olhando as estrelas, a visão humana é capaz de enxergar 100 vezes menos que esse número. Meio milhão de vidas perdidas. Uma cidade de Vila Velha inteira. Isso precisa chamar a atenção do povo, transformar as nossas vidas.

Completou Frei Paulo: “Não precisa perguntar quem sobreviveu, louvado seja Deus por estas pessoas. Também não precisa dizer que a CNBB é contra o governador federal.” O guardião nos recordou que apenas deveríamos esperar que Deus realmente estivesse acima de tudo, não o desprezo, o desdenho e o descuido. É um dia triste, e os bispos nos convocam a uma prece para nos encontrarmos com quem nós somos, pessoas capazes da compaixão, da solidariedade e da fraternidade. Devemos suplicar o perdão, para que a misericórdia do Senhor volte a habitar no meio de nós e nos faça capazes de resgatar o que temos de mais precioso, nossa humanidade e capacidade de viver como filhos e filhas de Deus.

Em sua homilia, frei Paulo destacou que o objetivo da catequese de Marcos é revelar quem é Jesus Cristo. “Quem é este que até o vento e o mar obedecem? Responder quem é Jesus é a tarefa de cada um de nós, em toda a nossa vida.”

O celebrante ressaltou a partir do trecho do evangelista Marcos, duas verdades de catequese. A primeira: Jesus Cristo é um grande profeta, Ele bebe da tradição do Primeiro testamento, a antiga aliança: Jonas na tempestade e Jó, que no sofrimento levanta a mesma prece a Deus que os discípulos fizeram, ‘não te importas comigo no sofrimento?’. Jesus é o testamento de Deus confirmado, o profeta dos profetas, aquele que deveria vir e veio.

A segunda verdade, é que Jesus partilha da nossa humanidade. “Como é bom ter um travesseiro para dormir. A experiência de dormir, traz um sentimento de satisfação. Quando estamos bem o travesseiro é macio, quando estamos passando por alguma tribulação o travesseiro se torna como uma pedra.”

Jesus é profeta, Jesus é humano. Jesus tem o poder de acalmar o mar, de pé os limites, pois foi Deus que o criou.

Nós não podemos falar que Jesus é pura e simplesmente uma sensação de alívio! A experiência com Deus deve transformar a nossa vida, nos faz passar as tempestades sem medo. Viver a tempestade e permanecer firmes é uma experiência autêntica de fé!, terminou frei Paulo.

Ao final da Missa, o frade convidou a quem puder se vacinar, que se vacine. Sem ficar questionando ou inventando fantasias sobre o imunizante. Também convidou aos fiéis que doem para a Campanha Paz e Pão, promovida pela Arquidiocese de Vitória a ajudar as famílias que precisam. E mais uma vez, recordando as vítimas da Pandemia pediu “Que Deus nos ajude a nos tornarmos mais solidários.”

Antes da benção final, os fiéis presentes e os que acompanhavam de suas casas pelas redes sociais do Convento, puderam rezar a Consagração a Nossa Senhora e pedir a sua benção e proteção sob suas vidas.

Confira a Santa Missa do 12º Domingo do Tempo Comum direto do Campinho do Convento da Penha abaixo.

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X