Paz e Bem.
Nem mesmo o calor forte desanimou os milhares dos visitantes que subiram ao Convento da Penha, na manhã deste domingo (14), para as orações aos pés da Padroeira dos Capixabas, Nossa Senhora da Penha. A Missa das 9h contou com a participação de muitos fiéis e foi presidida pelo Frei Paulo César Ferreira, com presença dos Freis Pedro Engel e dos estudantes, Alberto Capingala Martinho Sambei e Ruan Felipe Sguissardi, que estão no período do estágio pastoral e em fevereiro retornam aos estudos em Petrópolis-RJ.
Frei Paulo César disse, no início da reflexão, que é preciso aprender com o Cristo a fazer a vontade do Pai. “O Senhor neste dia nos convida a conviver com Ele e aprender com Ele a fazer a vontade do Pai. Como é bom saber que somos também convidados a sentar à mesa com o Senhor. Jesus nos acolhe nesta celebração, sintamo-nos convivas do banquete da vida, comprometidos com a vida, com a paz, com todo o bem. Nós, no seguimento de Cristo, atendendo ao seu chamado, aprendemos a obedecer o Pai. Vamos entendendo com o passar do tempo, na convivência com o Senhor, todo ouvidos à Sua Palavra, que ser seu seguidor, seguidora, ser cristão é estar na sua obediência ao Pai, à modo de Jesus. Quem adere ao Senhor, torna-se com Ele um só espírito, um só corpo. Acontece o despertar e torno-me disponível, ‘eu disse: Eis que venho, Senhor! Com prazer faço a vossa vontade’ (Salmo Responsorial: 39/40)”, afirmou.
Ainda na reflexão, o Vigário do Convento ressaltou que muitas vezes nos perguntamos acerca do nosso interesse em buscar Jesus Cristo. “É sempre bom de novo a gente ser questionado… De fato, o que nos faz buscar o Senhor? O que estás procurando? Qual nosso interesse em buscar Jesus? Qual é o nosso desejo, a esperança que nos movem a seguir Jesus? Será que amar e servir?! Nós o chamamos de Mestre e Senhor, e Ele é, portanto, queremos aprender com Ele, porque Ele está disposto a nos ensinar. Jesus tem uma pedagogia interessante, era caminhando com Ele, era a caminho. É na comunidade, entre os irmãos e irmãs que o Senhor se manifesta, se dá a conhecer e vamos aprender bastante. Jesus é o Mestre que ensina, convidando-nos ao seguimento para que dia a dia, a gente assimile seu ensinamento, seu jeito, crendo nele. Seguir significa ir atrás, nas pegadas de Jesus, fazer o mesmo caminho de Cristo. Seguindo Jesus, encontramos o que procuramos e ficamos com Ele, tornando-nos de casa, na intimidade, na familiaridade amorosa com nosso Deus Pai, então, passamos a ser testemunhas, a testemunhar o que experimentamos. O testemunho se difunde como fogo que se propaga e nos tornamos comunidade fervorosa, atuante. Sempre que me aproximo de Jesus, é uma boa oportunidade de seguir o caminho que Cristo nos oferece, Ele é o caminho, a verdade e a vida. O que é decisivo para o cristão é buscar sempre: ‘Senhor, onde moras?’, que desejo de permanecer com ele, sentado aos seus pés, escutando o que Ele diz…”, enfatizou.
Por fim, Frei Paulo destacou que o chamado a seguir a Cristo é ir caminhar com Ele. “Não basta escutar o que os outros dizem de Jesus, é necessário uma experiência pessoal, caminhar com Ele, aprender a viver com Ele. Infelizmente estamos vendo muita gente abandonando a fé, antes de tê-la conhecido verdadeiramente, ter feito essa caminhada, essa experiência junto com o Senhor. Isto que vivo é fé? Que a gente se pergunte na busca do Senhor. Como me tornar mais crente e mais atuante? Quais os passos a dar? Tenho que mobilizar toda minha vida a partir do Evangelho, revestindo-me de Cristo, reproduzindo a Cristo, a sua vida, em nossa vida, nossa família, em qualquer ambiente a gente esteja”, concluiu.
Confira a reflexão completa: