• Início
  • /
  • Estudos
  • /
  • Frei Paulo: “o Reino Deus se realiza nos sinais de Jesus”

.. Redirecionamento Amigos do Convento Artigos e Reflexões Banner Home Fim Banner Home Lateral Banner Home Lateral Pequeno Banner Home Meio Banner Maior Home CONVENTO NA MÍDIA Destaques

24/07/2021

Frei Paulo: “o Reino Deus se realiza nos sinais de Jesus”

Compartilhar:

Jesus pegou os pães, agradeceu a Deus e distribuiu aos que estavam sentados. Fez a mesma coisa com os peixes. E todos comeram o quanto queriam.

Paz e Bem!

Esse trecho do Evangelho de João 6,1-15 que a liturgia deste domingo apresenta, traz particularidades que nos ajudam a compreender melhor os ensinamentos deste relato. Os demais evangelistas também registram o que se convencionou chamar “a multiplicação dos pães”.

Em todo seu Evangelho João identifica não milagres, mas sinais da manifestação de Jesus, o Cristo. Todos os sinais destacados por João confirmam o caráter messiânico da vida de Jesus. Ele é o escolhido, ele é a promessa de Deus cumprida, Nele se dá, já, a realização do Reino de Deus.

Por isso, a multidão que vai ao encontro de Jesus identificada com sua palavra, confortada pela cura que ele promove, disposta a estar com ele, sabe e pode afirmar: “Este é mesmo o Profeta que devia vir ao mundo”.

Mas Jesus não é apenas o profeta, não pode ser confundido com um ambulante que encanta fazendo mágicas ou fazendo milagres a preço baixo ou em busca de aplausos.

Jesus é o Reino que anuncia. Quem dele se aproxima faz parte desse Reino e com ele contribui.

A pergunta que Jesus faz a Felipe: “Onde vamos comprar pão para eles comerem?” Indica com clareza a proposta de Jesus. Para que seu Reino seja experimentado por todos é necessário que todos participem.

A presença de Jesus entre nós é compromisso para que haja partilha, para que haja solidariedade, para que haja preocupação com a necessidade dos demais, para que juntos busquemos soluções para matar a fome que desumaniza a tantos, nos envergonha a todos e clama aos céus.

A nós, discípulas e discípulos de Jesus, o Evangelho continua a desafiar, continua a nos provocar para que nossa vida venha a ser sinal da justiça e da bondade para que o mundo inteiro experimente a saciedade, sinal evidente do Reino de Deus.

Assista a reflexão do Frei Paulo Roberto.

NOTÍCIAS

Paz e Bem. Frei Gabriel Dellandrea presidiu a Missa da tarde, na Capela da Penha, nesta terça-feira (18). O Guardião do Convento refletiu o episódio do capítulo 19 do evangelho

Paz e Bem. A memória de Santa Isabel da Hungria, Padroeira da Ordem Franciscana Secular, foi celebrada com alegria na tradicional Missa da tarde na Capela do Convento da Penha.

Paz e Bem. Na manhã deste domingo, Dia Mundial dos Pobres, a Romaria da Paróquia Santa Rita de Cássia, de Teixeira de Freitas (Bahia), lotou a Capela do Convento da

Paz e Bem. No final da manhã deste sábado, feriado da Proclamação da República, o Campinho do Convento da Penha recebeu peregrinos da Paróquia São Sebastião de Alto Guandu, Afonso