Paz e Bem!
É, como você já sabe, Toda Terça Tem Terço. Esse nosso famoso bordão das redes sociais já confirma o encontro semanal (e virtual) de devotos de Nossa Senhora para a meditação dos mistérios da encarnação, vida, morte e ressurreição do Senhor. A oração do Santo Terço, que antes tinha a participação dos homens de grupos de diversas paróquias da Arquidiocese de Vitória, agora conta com a participação das famílias, de pais, mães, filhos, avôs, avós… É o terço que une e congrega a todos.
Refletindo as experiências de vida e apresentando as intenções particulares, as famílias recebem o Convento em casa, não apenas as casas que são anfitriãs naquela ocasião específica, mas todas as casas que abrem as portas na sintonia da Casa da Mãe das Alegrias, recebem a satisfação de “acolher Nossa Senhora” no coração. É como uma espécie de troca de amor. Nossa Senhora da Penha visita e entra nos lares, e os lares adentram as paredes multisseculares do Santuário. Assim, juntos, ainda que virtualmente, comungamos da mesma fé, cultivamos a mesma esperança.
No oração do terço desta terça (10), Frei Paulo César convidou os fiéis a meditarem os “Mistérios da Misericórdia”, uma proposta do pedido do Papa n Ano Santo da Misericórdia em 2016, muito carregada de significado, como uma maneira terna de rogar a intercessão da Mãe. O terço tem ajudado a transformar o mundo em Reino de Deus.
A família Gasperazzo do bairro Interlagos, Vila Velha-ES, participou da recitação dos mistérios. Em casa, o papai, a mamãe e a adolescente Giovana rezaram pelo fim da pandemia, pela família (especialmente pela filha Jéssica que mora fora do Brasil) e em ação de graças pelo dom da vida de todos. Cristiane, a mãe da família, é professora. Lembrada no início da oração como um profissional a também ser abençoado neste tempo de pandemia, uma vez que os professores estão “se virando em dois” para preparar aulas presenciais e aulas online.
A oração foi aberta com a canção “minha prece de família” (ilumina, ilumina), que já é uma verdadeira oração pelos pais, filhos, familiares e até pelos vizinhos. Em seguida, Frei Paulo César agradeceu a participação, refletiu os mistérios e convidou a família Gasperazzo para conduzir as orações. Houve, durante toda a oração, a interação da família com o frade.
“Este terço dos Mistérios da Misericórdia pode nos ajudar a rezar e conhecer cada vez melhor as parábolas de Jesus com o auxílio maternal da Mãe Querida Nossa Senhora. O Rosário é para nós cristãos, um meio muito eficaz para a conquista da paz e do amor, em nós mesmos, na nossa interioridade e no nosso relacionamento com as pessoas que o Senhor pôs ao nosso lado. A Mãe de Misericórdia, aquela que estava ao pé da cruz no momento culminante do amor de Deus por nós, nos ajude a contemplar, a viver a misericórdia de Jesus”, disse o Frei Paulo César ao iniciar o encontro.
1° Jesus perdoa à pecadora e ensina a perdoar (Lc 7, 36-50)
2° Jesus convida à prática do amor, ajudando os que necessitam (Lc 10, 25-37)
3° Jesus demonstra amor incondicional e chama à conversão (Lc 15, 1-7)
4° Jesus revela a face bondosa e amorosa do Pai, mesmo diante de nossas infidelidades (Lc 15, 11-32)
5° Jesus ensina a ser perseverante na oração e não desistir diante das dificuldades (Lc 18, 1-8)
O Frei ainda comentou a importância de rezar pelos enfermos e aqueles que se dedicam aos cuidados dos doentes. Recordou os enlutados, os que sofrem e por fim, pelos jovens, relatando a experiência bonita da oração em família conduzida também pelos filhos, pelos jovens. A oração foi encerrada com a Salve Rainha cantada.