Frei Paulo às famílias: “Se falta liberdade é porque falta o amor, somos feitos por amor e para amar”

Compartilhe:

Paz e Bem!

Com o tema “Família, fonte de vocações”, e lema “Corações ardentes, pés a caminho”, o Convento da Penha, em Vila Velha, ES, em consonância com a Igreja no Brasil, está acolhendo ao longo desta semana, membros dos serviços e movimentos ligados à Pastoral Familiar da Arquidiocese de Vitória. A Semana Nacional da Família acontece até o próximo fim de semana e este ano faz reflexões acerca do Ano Vocacional proposto pela CNBB.

Nesta segunda-feira (15), os casais Josemar e Noelia; Adelson e Zilma, representantes do Ministério para as Famílias da Renovação Carismática Católica, participaram da Missa das 15 horas, que foi presidida pelo Frei Paulo César Ferreira, Vigário do Convento. Após a acolhida, o franciscano agradeceu a presença dos casais e reforçou o papel deles na construção de uma Igreja Doméstica.

Na homilia, o frei começou destacando que temor a Deus não é ter medo, mas sim reverência, confiança. Também lembrou que a centralidade do Cristianismo é a liberdade dada pelo sangue de Cristo. “O grande valor é a liberdade conquista através do sangue do Senhor Jesus Cristo e falar de liberdade é falar do amor e vice-versa, é inclusive, o tema central do Cristianismo. Nada mais tão belo que a liberdade, que o amor. Torna-nos então, como Deus, à imagem e semelhança de Deus, quem ama tem os traços de Deus Pai, revela Deus Pai em suas atitudes. Se falta liberdade é porque falta o amor. Feitos por amor e para amar, devemos estar atentos às antigas escravidões, pois sucedem novas escravidões. O cristão é livre, o único tributo que devemos ao Templo é nossa relação filial com Deus e nossa relação fraterna com todas as pessoas”, destacou.

Josemar e Noelia são atuais coordenadores nacionais do Ministério para as famílias. Eles falaram quais são os principais objetivos do movimento. “Esse ano, o tema reforça, já que sabemos que todas as vocações nascem na família, a importância de valorizarmos a vocação, assim como há o chamado à vida consagrada, ao sacerdócio, a família nasce no coração e desperta outras vocações para a vida… Na prática, o nosso desafio, é mostrar para as pessoas que não formaram família, como é belo ser e formar família”, falou.

A programação da Semana Nacional da Família na Arquidiocese de Vitória vai até o próximo sábado, quando será realizada mais uma edição da Romaria das Famílias ao Convento. O início será às 14h com concentração na Praça Duque de Caxias e caminhada de 3km até o Campinho, com a Missa de Encerramento às 16h presidida pelo Arcebispo Dom Dario Campos.


Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X