Frei Gabriel: “O Senhor não escolhe os capacitados, escolhe os disponíveis”

Compartilhe:

Paz e Bem.

Celebrando a memória de São Francisco de Sales, Bispo e Doutor da Igreja, padroeiro dos jornalistas, comunicadores, da imprensa e dos escritores católicos, centenas de fiéis participaram da Missa das 15 horas, na Capela do Convento da Penha. A Eucaristia foi presidida pelo Guardião e Reitor, Frei Gabriel Dellandrea, ofm, com participação dos Freis Pedro Engel e Jorge Lázaro.

A presença de turistas ainda é grande, especialmente provindos do estado de Minas Gerais. Muitos famílias aproveitam as férias escolares para levar as crianças até o Santuário da Penha. E são acolhidos pela fraternidade franciscana, seja nas celebrações ou nos atendimentos.

A Liturgia da Palavra destacou o Evangelho de Marcos 3,13-19, onde Jesus chama e envia os doze discípulos. “O Evangelho de hoje nos diz que Deus não tem essa tentação de querer fazer tudo sozinho, de resolver tudo.  Como um bom administrador, Ele dividiu a tarefa da evangelização chamando, através de Jesus, os doze que formaram a primeira comunidade, daqueles enviados por Jesus para realizarem o serviço da evangelização. Portanto, Deus não quer concentrar todas as atividades sobre Ele, mas Ele partilha o dom do serviço, da missão, do trabalho, para que nós também sintamos a alegria que Deus sente de se dedicar por inteiro ao verdadeiro amor”, explicou Frei Gabriel.

Ainda sobre o Evangelho, o Guardião do Convento ressaltou que o convite de Jesus é atual. “O convite do Senhor se repete a cada um de nós hoje, para que nós também, de boa vontade, sintamos o chamado do Senhor, que nos torna melhores. Ao servirmos a Deus, nós não vamos mudar quem é Deus. Ele continua sendo quem Ele é, mas nós, ao aceitarmos o convite de também sermos seus discípulos, nos tornaremos pessoas melhores, seres humanos melhores, pai e mãe de família melhores, frei melhor, ministro melhor… Ao nos colocarmos na dinâmica do chamado do Senhor e também de sentirmos do nosso coração, a sua voz que nos convida, vamos buscar sermos cada vez melhores. Porque o Senhor não escolhe os capacitados, mas escolhe os disponíveis, aqueles que dizem sim, o Senhor honrará”, disse Frei Gabriel.

Por fim, o jovem frade citou São Francisco de Sales ao refletir sobre a coragem. “São Francisco de Sales, dentro das suas falas, ele era muito conhecido por seus discursos como um bispo, foi um grande evangelizador, corrigindo erros, incentivando as pessoas naquilo que é certo. Ele tem uma frase muito bonita que diz: ‘não é mais santo aquele que peca menos. É mais santo aquele que tem coragem, aquele que tem esperança, aquele que tem amor. Porque às vezes pode ser que a gente entenda que santidade é não fazer nada, para não fazer nada de errado. Na nossa missão de fé, somos convidados a realizar nossos projetos e a buscarmos aprender com cada situação. Alguns erros acontecerão, mas por que não experimentarmos a ousadia e a coragem de anunciar a Palavra do Senhor que arde no nosso coração?”, refletiu.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X