• Início
  • /
  • Notícias
  • /
  • Frei Gabriel: “Humildade é a capacidade de ser transformado por Deus”

.. Redirecionamento Amigos do Convento Artigos e Reflexões Banner Home Fim Banner Home Lateral Banner Home Lateral Pequeno Banner Home Meio Banner Maior Home CONVENTO NA MÍDIA Destaques

02/02/2026

Frei Gabriel: “Humildade é a capacidade de ser transformado por Deus”

Compartilhar:

Paz e Bem.

Na manhã do último domingo, 1º de fevereiro, fiéis se reuniram no Campinho do Convento da Penha para a celebração da Missa do 4º Domingo do Tempo Comum, presidida pelo Frei Gabriel Dellandrea, Guardião do Convento. A liturgia destacou o Evangelho das Bem-Aventuranças (Mt 5,1-12) e convidou os devotos a refletirem sobre a humildade como atitude fundamental para o seguimento de Jesus. Também houve a despedida dos frades estudantes, Gabriel Nogueira e Silvério Cajonde, que retornam aos estudos para o quarto ano de Teologia.

Logo no início da homilia, Frei Gabriel contextualizou a Palavra proclamada e recordou que o discurso das Bem-Aventuranças aparece no início da vida pública de Jesus, após o chamado dos primeiros discípulos. “Nós nos encontramos aqui no campinho do Convento da Penha para celebrarmos este domingo em que ouvimos o Evangelho das Bem-Aventuranças. Um pouco antes deste Evangelho das Bem-Aventuranças, nós encontramos Jesus convidando aqueles que se tornaram discípulos. Ele passava de lugar em lugar, chamava então aqueles que poderiam segui-lo. Pescadores, pecadores públicos, como o próprio Mateus, o que escreveu este Evangelho. Jesus chama homens, mulheres, pessoas para o seguimento, mas Ele não quer que eles continuem do mesmo jeito que viviam. Por isso, Ele oferece um caminho, como um mestre. Ele oferece uma direção que são as bem-aventuranças que nós acabamos de ouvir. Elas são um itinerário dos seguidores de Jesus”, destacou.

Ao aprofundar as leituras do dia, Frei Gabriel destacou que a humildade é a chave para viver o caminho proposto por Cristo. “A vida de fé, portanto, irmãos e irmãs, não é uma escolha que não nos transforma. Muito pelo contrário. Ao assumirmos que Jesus é o nosso Salvador, nós também dizemos que queremos viver de um novo modo. E este novo modo são as Bem-Aventuranças. Mas para que elas possam ser vividas, a liturgia da Palavra de hoje nos convida a uma postura essencial para quem quer viver as bem-aventuranças, que é a humildade”.

“Na primeira leitura nós ouvimos que os humildes possuirão a terra, porque praticam a verdadeira justiça. Na segunda leitura nós ouvimos que Deus escolhe os fracos e o que parece meio frágil para confundir aqueles que têm a certeza sobre tudo. Porque são os fracos, ou melhor, os humildes, que conseguem proclamar que só Deus é o Senhor. Os soberbos, os arrogantes, os cheios de si, se proclamam Deus. Enquanto os humildes reconhecem que Deus é só o Senhor. Os arrogantes dizem quem manda aqui sou eu. Eu sou o poderoso. Os humildes dizem quem manda na minha vida é Deus”, comentou Frei Gabriel.

Ainda durante a reflexão, o Guardião alertou para uma compreensão equivocada da humildade, diferenciando-a da subserviência e da falta de compromisso. “Quando somos prontos, cheios de nós mesmos, o que Deus pode fazer? Qual é o espaço que Deus tem no nosso coração? É nesse sentido que cultivamos a característica da humildade. Daquele que sempre tem algo a aprender. Que sempre se coloca como vazio diante de Deus, para que Deus o preencha. Só que a gente tem que ter um alerta. Humildade é diferente de subserviência. Por isso Jesus, nas Bem-Aventuranças fala, aqueles que promovem a paz, aqueles que promovem a justiça, a subserviência significa aquele que se retrai para não se comprometer. Humildade não tem nada a ver com abaixar a cabeça para tudo. Humildade é a capacidade de ser transformado por Deus. É a capacidade de saber que sempre tem algo a aprender. E esse aprendizado sempre pode transformar o coração”, afirmou.

“O humilde é capaz de perceber os sinais de Deus porque não está olhando apenas para si mesmo. Mas está atento, procurando um sinal de Deus em cada lugar, em cada momento. O humilde está sempre pronto a aprender algo com alguém. O humilde também sabe fazer uma bela correção. O humilde também sabe ser corrigido. Portanto, irmãos e irmãs, a humildade é o grande convite desta liturgia. Chamados por Jesus como os primeiros discípulos, Ele nos convida ao novo caminho e que precisa da humildade para que nós possamos converter o nosso coração. Porque só com humildade é que reconheceremos os nossos limites e pediremos ao Senhor que nos ajude”, alertou.

Ao final da homilia, Frei Gabriel destacou que Jesus não apenas ensinou as Bem-aventuranças, mas as viveu plenamente, tornando-se o verdadeiro modelo para os cristãos. “Jesus não é um mestre falho. Ele ensinou as Bem-Aventuranças, sim, mas antes de ensiná-las, ele as viveu. Ele é o modelo das bem-aventuranças. Se nós temos dúvida que elas são um caminho de salvação, olhemos para a vida de Jesus, que antes de proclamar as bem-aventuranças, viveu elas, uma por uma. E quando lemos o evangelho das Bem-Aventuranças, nós encontramos exemplos claros delas na vida de Jesus. A pobreza em espírito, a promoção da paz, a pureza de coração, em todas essas virtudes, Jesus é mestre. Não porque falou bonito, mas porque fez bonito”.

Antes da Bênção, o Guardião convidou os presentes e também aqueles que acompanhavam a Missa pelo “Campinho Virtual” através da transmissão. Dentro do caminho formativo para a vida franciscana, os estudantes cumprem algumas etapas, entre elas um período de convivência com as fraternidades, assim, passam desde os estudos, a conviverem em fraternidade, desempenhando trabalhos importantes como acolhida aos peregrinos, serviço fraterno, bênçãos invocativas e celebrações, entre outras atividades. Agora os dois retornam a Petrópolis-RJ para a continuidade dos estudos.

Frei Gabriel Nogueira Alves é natural de São Paulo (SP), nascido em 5 de julho de 1997. Professou solenemente na Ordem dos Frades Menores em 19 de outubro de 2024. Atualmente está na fraternidade São Francisco de Assis, Petrópolis-RJ.

Frei Silverio Munga Cajonde é proveniente da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola, onde professou solenemente na Ordem dos Frades Menores em 8 de dezembro de 2022. Ele tem 33 anos, nasceu em Luanda, capital angolana em 1º de janeiro de 1993. Atualmente reside na fraternidade Mãe Terra, Imbariê – Duque de Caxias – RJ.


NOTÍCIAS

Paz e Bem. A celebração da tarde desta segunda-feira (2), Festa da Apresentação do Senhor, marcou também a apresentação do Frei David Belineli, que agora faz parte da fraternidade franciscana

Paz e Bem. A tradicional Missa da Saúde, celebrada na tarde desta quarta-feira (28), no Campiho do Convento da Penha, reuniu numerosos fiéis aos pés do Santuário de Nossa Senhora

Paz e Bem. Na manhã do último domingo (25), fiéis se reuniram no Campinho do Convento da Penha para a Missa do 3º Domingo do Tempo Comum, presidida pelo Frei

Paz e Bem. A Missa celebrada na tarde desta quinta-feira, 23 de janeiro, no Convento da Penha, em Vila Velha, foi marcada por emoção e gratidão na despedida do Frei