Paz e Bem.
Com muita alegria, a fraternidade franciscana acolheu o novo Guardião e Reitor do Convento da Penha, Frei Gabriel Dellandrea. O jovem frade presidiu a Missa das 15 horas nesta sexta-feira. A celebração foi marcada pelo belo testemunho do sr. Deusdino, um presente para os fiéis que subiram à Penha Sagrada.
Há 3 anos o sr Deusdino sofreu um AVC e disseram que ele não poderia mais andar. Ele ficou na cadeira de rodas, se recuperou e subiu andando até o alto da Capela do Convento, para relatar este milagre por intercessão de Nossa Senhora da Penha. Além disso, outro milagre: o devoto subiu com sua família, com as pessoas que o amam, portanto, a cura do AVC e da falta de apoio da família.
Na homilia, Frei Gabriel lembrou que a “revelação” descrita na Segunda Leitura da Liturgia da Solenidade da Epifania do Senhor, (Efésios 3,2-3.5-6) é algo essencial dentro da dinâmica da fé cristã. “O termo revelação significa que Deus dá a conhecer o seu mistério de amor a cada um de nós, através de seu Filho Jesus e essa palavra tem um significado muito bonito, nos um pouco véu, revelar é, portanto, tampar algo e tirar o véu. Assim também Deus tira o véu do seu mistério e nos mostra o seu projeto de amor através do seu Filho Jesus. É Jesus o conteúdo da revelação de Deus, da revelação do amor de Deus”, explicou o Guardião.
Sobre o Evangelho (Lucas 5,12-16), Frei Gabriel recordou o relato em que Jesus cura. “É uma das faces da revelação do amor de Deus, a cura. Todos nós já sonhamos e buscamos a cura para tantos males do corpo, da alma, do espírito, para nós, para outros… E pedimos também, através da intercessão da Virgem Maria, para que Deus nos dê o dom da cura. Mas é verdade que nossa vida de oração, a nossa proximidade com a Palavra de Deus é constantemente um remédio, às vezes um preventivo para a doença, porque a Palavra bloqueia, protege, ampara nosso coração para que nós não deixemos que nosso coração adoeça, nossa fé adoeça. O contato com a Palavra de Deus nos cura, especialmente no momento da nossa oração íntima com o Senhor”, enfatizou.
Frei Gabriel nasceu em Timbó (SC) no dia 7 de outubro de 1994. Em 2009, ingressou no Seminário Santo Antônio de Agudos (SP) e vestiu o hábito franciscano em janeiro de 2013, em Rodeio (SC), onde fez a primeira profissão em 3 de janeiro de 2014. Concluiu o curso de Filosofia em 2016. Fez o Ano Missionário em 2017 e concluiu o curso de Teologia em 2021. Professou na Ordem dos Frades Menores no dia 8 de setembro de 2019. Foi ordenado diácono no dia 30 de julho de 2022, e presbítero em 20 de maio de 2023.