Paz e Bem.
O frio chegou de vez em todo o país, especialmente na Grande Vitória, os termômetros apontam aproximadamente 18ºc, mas nem mesmo a ventania desanimou os fiéis que participaram de mais uma Missa da Saúde no Campinho do Convento da Penha, na tarde desta quarta-feira (25). A celebração foi presidida pelo Frei Gabriel Dellandrea, ofm.
Na reflexão, o Guardião do Convento citou um exemplo pessoal para destacar o Evangelho de Mateus 7,15-20. Na citação, o frei contou que há dois anos, durante um evento em Vila Velha, chamado “Caminhada Franciscana da Juventude”, cerca de 300 jovens caminharam pela areia da praia, principalmente porque boa parte do trajeto foi feita contra o vento. “Andar contra o vento é difícil, tal qual é também falar uma coisa e fazer outra, porque a cabeça da pessoa tá pensando nisso, mas ela faz aquilo. A incoerência é um problema. Basta que vamos lembrar em algum momento da nossa vida, que a gente tenha falado uma coisa, um conselho, mas que a gente sabe que lá no fundo a gente não vive. Incoerência dói e ela pensa na nossa mente, na nossa consciência. No evangelho de hoje de Jesus diz que há entre nós falsos profetas. O falso profeta, antes de enganar os outros, engana-se. Assim como nós sofremos para caminhar contra o vento, ou então a nossa consciência pesa quando damos um conselho que nem nós fazemos, assim também podemos, em algum momento da nossa vida, às vezes, virarmos falsos profetas”, disse.
“Mentir para si mesmo é como caminhar contra o o vento, dá muito trabalho, é melhor virar e caminhar a favor do vento. A Primeira Leitura de hoje (Gênesis 15,1-12.17-18) onde Abraão não mente para si mesmo, mas um ato de honestidade radical, olha para Deus que o chamou e diz: ‘eu estou morrendo e não vou deixar nem descendência’, Abraão reza a ‘oração da frustração’. A oração verdadeira, a honestidade radical, faz com que nós não sejamos falsos profetas, primeiro para nós mesmos, enganar-se é algo muito triste, por isso a honestidade radical. Coloque-se diante de Deus como Abraão que oferta a sua oração até na frustração”, destacou Frei Gabriel.
























