Frei Djalmo aos agentes da Pastoral Familiar: “Os responsáveis pela família são os pais, é a própria família”

Compartilhe:

Paz e Bem.

Como parte da programação da Semana Nacional da Família no Convento da Penha, a Missa das 15h desta terça-feira (15) teve a participação de agentes da Pastoral Familiar da Área de Vila Velha. Os casais Eduardo e Márcia, Tarcísio e Leny, subiram até a Capela de Nossa Senhora da Penha para uma mensagem vocacional e preces aos pés da Padroeira. A Celebração foi presidida pelo Guardião e Reitor do Santuário, o Frei Djalmo Fuck.

A Pastoral Familiar é um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada através de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus. Abrange todas as famílias, independentemente de sua situação familiar, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa.

Ao iniciar a Eucaristia, Frei Djalmo acolheu as famílias e afirmou que o Convento tem como missão defender e promover o cuidado com as famílias. Já na homilia, o frade utilizou um panfleto informativo para explicar quais são os objetivos da Pastoral Familiar. ” A missão evangelizadora da Pastoral Familiar é a defesa e promoção da pessoa em todas as etapas e circunstâncias da vida e a defesa dos valores cristãos para o matrimônio e os relacionamentos pessoais e familiares. Para isso, é imprescindível promover articulações dentro e fora da Igreja, para defender a vida em todas as suas etapas e dinamizar e orientar ações em favor da família. A Pastoral Familiar possui quatro metas principais: fazer da família uma comunidade cristã; fazer com que a família seja santuário da vida; resgatar para a família seu justo valor de célula primeira e vital da sociedade; e tornar a família missionária e Igreja doméstica”.

Também falou como está organizada a Pastoral e em quais setores ela atua.

Para alcançar os objetivos propostos, foi instituída a Comissão Nacional da Pastoral Familiar – CNPF composta pelo bispo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família, pelos bispos conselheiros, pelo assessor nacional, pelo casal coordenador nacional e pelos bispos, assessores e casais representantes da Pastoral Familiar nos 17 Regionais da CNBB e pelos representantes nacionais dos movimentos eclesiais, institutos e serviços familiares.

Considerando a realidade brasileira e a experiência eclesial, a Comissão episcopal Pastoral para a vida e a Família, propõe a seguinte organização em nível diocesano e paroquial:

a) Setor Pré-Matrimonial

  • Preparação Remota. Articular com: Crisma, jovens, catequese e escola.
  • Preparação Próxima: Evangelizar namorados e noivos.
  • Preparação Imediata: Diálogo com o Padre, Retiro Espiritual, Rito Sacramental e Celebração.

b) Setor Pós-Matrimonial

  • Oferecer ajuda e formação para recém-casados e grupos familiares.
  • Formação contínua para a vida conjugal, familiar e comunitária e Celebrações Especiais.

c) Setor Casos Especiais

Os casais em segunda união e seus filhos sejam acolhidos, acompanhados e incentivados, conforme sua situação, a participarem da vida da Igreja, segundo as orientações do Magistério.

Acompanhar as diferentes realidades das famílias de migrantes, mães e pais solteiros, famílias com filhos deficientes ou drogados, famílias distanciadas da igreja, matrimônios mistos, atenção especial aos idosos, viúvos, casais em segunda união, alcoolismo etc.

Depois convidou a todos para acessarem o site da comissão nacional da Pastoral Familiar: vidaefamilia.org.br


 

A noite, as famílias se encontraram novamente, desta vez pelas redes sociais. Toda Terça Tem Terço em Família e o Frei Paulo César rezou junto com a família do Guilherme e da Angelita. As preces foram pela unidade das famílias.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X