Frei Alessandro participa de sessão especial pela Comunidade Surda Capixaba

Compartilhe:

Foto: Ales

Paz e Bem!

Setembro é o mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, conhecido como Setembro Azul, o mês é marcado por diversos eventos voltados para a conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas pela comunidade surda ao longo dos anos.

Em nome da fraternidade franciscana do Convento, frei Alessandro foi à Assembleia Legislativa do Estado participar da sessão especial ocorrida na noite do dia 30 de setembro. A sessão se converteu em homenagem aos que promovem a garantia dos direitos das pessoas surdas. A participação do confrade evidencia o cuidado e a necessária atenção que a Igreja dever oferecer a este segmento.

O evento ocorreu para lembrar o Setembro Azul. Nesse mês, é celebrado no país o Dia Nacional do Surdo (26 de setembro), data da fundação da Escola Nacional de Educação de Surdos (Ines), em 1857, no Rio de Janeiro, pelo educador francês E. Huet, que também era surdo. No Espírito Santo, existem 170 mil pessoas com algum grau de surdez, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O proponente da sessão especial, Doutor Hércules (MDB), relatou as suas atividades de seu mandato em prol dos surdos no estado e reforçou o compromisso de luta por melhores espaços de atuação para essas pessoas.

Na mesa, acompanhando o deputado Doutor Hércules, que conduziu os trabalhos da sessão, estavam presentes as seguintes pessoas: o subsecretário estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, Wilton Pires Júnior (Júnior Bola); a subsecretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Sandra Shirley de Almeida; a pró-reitora de Ensino da Ufes, Adriana Pionttkovsky Barcellos; o representante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SDH), Júlio Bola; o representante da Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), Sandra Shirley; a pró-reitora de Ensino da Ufes, Adriana Pionttkovsky Barcellos; o frei Alessandro Dias do Nascimento do Convento da Penha; e o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Luiz Anhaia Vasconcelos.

Também compuseram a Mesa representantes das associações dos surdos do Espírito Santo (Alberto Oliveira Leite), da Associação de Pais de Surdos e Outras Deficiências (José Onofre de Souza), da Associação dos Profissionais Intérpretes de Libras do Estado do Espírito Santo (Leandro Alves Wanzeler) do Fórum de Debate com Pessoas com Deficiência (Rosilda Dias). Participaram ainda o apoiador da causa Luiz Carlos de Paula Brito; a vereadora de Vila Velha Sabrina Leonel; e o presidente da Câmara Municipal de Vitória, vereador Davi Esmael.

Com informações de Aldo Aldesco, com edição de Angèle Murad

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X