Frei Alessandro: “Muitas vezes nosso testemunho de vida tem falha porque não paramos para avaliar”

Compartilhe:

Paz e Bem!

Cumprindo os protocolos exigidos pelas autoridades de saúde para o controle sanitário, centenas de pessoas subiram ao Convento da Penha na manhã deste domingo (18), para a Celebração Eucarística das 9h e para agradecer, louvar ao Senhor e ainda elevar à Mãe das Alegrias, as preces de devoção. A família franciscana da Penha se uniu aos incontáveis fiéis que também rezavam pela internet.

A Eucaristia foi presidida pelo Frei Alessandro Dias do Nascimento com presença e participação dos confrades. Os cantos e louvores ficaram por conta do grupo da Paróquia Imaculada Conceição de Porto Novo, Cariacica-ES.

Na homilia, Frei Alessandro iniciou citando o Salmo Responsorial (Salmos 22 – 23). “O fio condutor da Liturgia da Palavra de hoje é o Salmo. ‘O Senhor é o pastor que me conduz; felicidade e todo bem hão de seguir-me!’. O salmista expressa na sua oração à Deus, a confiança da ovelha, no cuidado, no carinho, que o pastor dá na sua vida. Deus prepara para nós uma mesa bem a frente do inimigo, unge nossa cabeça e prepara nosso cálice… Jesus mostra no Evangelho que coloca esse salmo em prática essa oração do salmo. Ele conduz a vida dos seus apóstolos, a vida de cada um de nós”, comentou.

Ainda na reflexão, o frade explicou que “na nossa vida sempre existe essa ação e contemplação. Atividade e descanso, avaliação. Ação e contemplação, Marta e Maria. O Evangelho mostra que Jesus não está preparando uma elite, não está abandonando a multidão, o rebanho, não significa isso, mas para a missão há desafios, então é sempre necessário estarmos bem preparados para a missão. Jesus enviou os apóstolos em missão, na volta, Jesus percebe que eles estão cansados, o trabalho é exigente, anunciar o Reino, ser testemunha do Reino de Deus não é tão fácil assim. Voltando, Jesus diz que é importante eles se afastarem junto com ele, e eles vão contando para Jesus tudo que haviam feito e ensinado, tipo uma prestação de contas… Isso tudo é ação de Deus em nós”.

“É necessário cada um de nós, Jesus nos chamou e nos convidou a segui-Lo, no batismo todos nós temos um compromisso de seguir e testemunhar Jesus, sermos seus discípulos e seus missionários. É necessário prestar contas a Deus, uma alusão ao dia em que todos nós vamos prestar contas a Deus um dia. Veja como é importante a gente dar uma parada, nas atividades do dia a dia, cansaço que existe, as tarefas de cada, na vida de comunidade, vida de sociedade. É necessário pararmos para contar também a Jesus o que fizemos e ensinamos, a gente ensina nem tanto com as palavras mas com as atitudes. Muitas vezes nosso testemunho de vida tem falhas porque não paramos para avaliar”, afirmou Frei Alessandro.

E concluiu: “a multidão, Jesus não despreza as pessoas, os sofrimentos do povo não são alheios à Jesus. Ele chama pessoas e partilha, compartilha sua missão com outras pessoas. Jesus cuida dos seus também”, finalizou.

A transmissão da Missa contou com uma novidade. Após a Bênção Final os fiéis tiveram a oportunidade de saber como foram os principais acontecimentos no Convento ao longo da semana. É que muitas pessoas não podem acompanhar as atividades que são realizadas no dia a dia do Santuário, por isso, o “Convento em Foco” é um compacto, um resumo das atividades ocorridas na Penha.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X