“Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas”. (Evangelho de Mc 6,30-34)
Paz e Bem!
Jesus veio morar entre nós, viveu nossa vida e nos deixou uma proposta salvadora e libertadora. Essa mesma proposta continua na história de agora. Ele, como verdadeiro pastor, sempre tem compaixão do seu povo. O Evangelho narra os discípulos reunidos com Jesus, contando-Lhe tudo que fizeram e ensinaram.
O Senhor chama atenção para ter cuidado com os falsos pastores. Ele mesmo se apresenta como o verdadeiro pastor. Também nós no dia a dia devemos fazer como os discípulos, uma espécie de avaliação e contar tudo que fizemos, tudo que realizamos. Deus vê nossa vida, nossa existência, tudo que fazemos. Sabendo das nossas dificuldades, ele veio como o Pastor.
Jesus sempre tem algo a nos ensinar, a cada dia. Ele sempre tem compaixão de nós. “O Senhor é o pastor que me conduz; felicidade e todo bem hão de seguir-me!”. Vamos confiar nossa vida ao Senhor para que ele guie, oriente e nos conduza.
A Primeira Leitura (Jr 23,1-6) nos apresenta a ação de falsos pastores em favor de ovelhas que necessitam de atenção e cuidado. Deus diz aos pastores que apascentam o povo: ” Vós dispersastes o meu rebanho, e o afugentastes e não cuidastes dele; eis que irei verificar isso entre vós e castigar a malícia de vossas ações, diz o Senhor.” Precisamos confiar que Deus é nosso pastor e guia.
Assista a reflexão do Frei Alessandro Dias.