Paz e Bem.
Na manhã de ontem (25) como acontece sempre no último domingo de cada mês, a Pastoral Familiar da área de Vila Velha subiu ao Campinho do Convento para participar da Celebração Eucarística. Quem presidiu a Missa das 9h foi o Frei Alessandro Dias, onde refletiu a Liturgia do 12º Domingo do Tempo Comum.
No início da reflexão, Frei Alessandro começou explicando o contexto de desafios e medos que todos precisam enfrentar. “Jesus nos encoraja à missão, seus apóstolos, aos desafios que a vida vai trazendo para nós. Muitas vezes sofremos medos desde a infância, passamos por medos quando crianças… Em tudo, Jesus nos convida a ter coragem. Por três vezes Jesus diz para não termos medo, ‘não tenhais medo!’. Ele mostra que tem uma hierarquia, têm coisas que temos que ter medo mesmo, medo de perder nossa fé, medo de ofender a Deus, medo de perder a salvação, isso deveríamos ter medo, mas outras coisas somos convidados a superar”, enfatizou.
O Frade também lembrou que Deus nos reveste com a “armadura da coragem”, como um rei reveste o soldado. “Se a gente não desanima, se a gente enfrenta a batalha do dia a dia com coragem, a graça de Deus vem até nós, ela se manifesta na nossa boa vontade… O Evangelho tem de ser anunciado, a Boa Nova, a alegria de sermos cristãos. A Palavra de Deus nos convida a termos coragem, Jesus nos mostra que precisamos ter coragem porque Ele está conosco”. Em seguida, comentou sobre a coragem de Maria na missão recebida por Deus. “Nossa Senhora nos ensina que é preciso coragem, assim como ela fez diante do anjo que lhe anunciou que ela seria a Mãe do Salvador e diz ‘não tenhais medo, pois encontraste graça diante de Deus’, então precisamos confiar na graça de Deus”, completou.
Ao comentar o texto do profeta Jeremias, Frei Alessandro contextualizou as perseguições sofridas pelo profeta. “Jeremias é perseguido, é maltratado, ele prega as desgraças que vão acontecer, mas as pessoas não ficam atentas e acham que ele está louco, contra o reino. Prendem ele, jogam ele num buraco, depois ele sofre o exílio. Como é importante na família a gente entender a superar os medos, porque os medos começam em casa. Todos nós passamos por situação de medo, o profeta Jeremias passou por situações de medo”, disse o frei.
Confira a reflexão completa abaixo: