Frei Alessandro: “Deus fala conosco também pela mediação humana”

Compartilhe:

Paz e Bem!

Celebrando o 2º Domingo do Tempo Comum, o Convento da Penha realizou a tradicional Missa Dominical das 9h no Campinho, neste dia 17 de janeiro. A celebração, que também foi presencial, recordou a importância do cuidado, da atenção, do zelo e principalmente na intenção da cura contra a covid-19. Algumas pessoas participaram presencialmente, adotando os protocolos exibidos pelas autoridades de saúde neste tempo de emergência sanitária.

A acolhida ficou por conta do Guardião do Convento, Frei Paulo Roberto, que fez alguns lembretes e pedidos. Em seguida, já ao vivo também pelas redes sociais, a voluntária Ledemirian Arpini, apresentou as motivações da Eucaristia, acolheu os fiéis de Nossa Senhora que participavam ali no Campinho e em casa. “Este é tempo do encontro com o Senhor e com a missão. Vemos que Deus se aproxima de nós todo o tempo e o faz por meio de Sua Palavra e de sinais. Somos convidados a nos deixar tocar por Ele, assim como fez com Samuel, João, André e Pedro. Abramos os ouvidos e o coração e com plena disponibilidade, deixemos que Ele comunique sua Palavra de amor”, comentou.

A Missa foi presidida pelo Frei Alessandro Dias do Nascimento, com a participação de toda a fraternidade franciscana da Penha. Ao refletir o Evangelho, Frei Alessandro começou explicando a Primeira Leitura, em que Samuel não estava entendendo o chamado de Deus e precisou ouvi-Lo três vezes, depois de ter sido orientado pelo sacerdote Eli: “quando você ouvir de novo essa voz falando novamente, responda ‘fala Senhor que teu servo escuta!'”. “Quantas vezes nós também, ouvimos o chamado de Deus, Ele vai falar conosco através das pessoas, da mediação, do irmão, daquele que chega até nós, as pessoas que encontramos no dia a dia, nos acontecimentos da nossa vida. A mediação humana, como um diretor espiritual, alguém que nos mostra o caminho, que aponta a direção para nós, que nos leva até o Senhor, como é importante termos isso na nossa vida”, falou o frei.

“A Palavra de Deus se torna uma revelação que nos chama também a seguir Jesus, é uma libertação. No Evangelho, Jesus é a resposta de Deus para a busca do ser humana, para a busca do homem. Interessante que João Batista também havia preparado, guiado discípulos, falando da vinda do Salvador, do Messias que estava para chegar, que era necessário a conversão para poder reconhecê-lo, percebê-lo e João Batista, junto com seus dois discípulos, quando vê Jesus passando, aponta: ‘eis o Cordeiro de Deus!’. A partir daquele momento seus discípulos deixam João Batista – como diz João é necessário que eu diminua para que Ele cresça, tem clareza da sua missão que é de apontar o Messias, preparar os caminhos do Senhor – orienta e indica que eles devem seguir a Cristo”, explicou Frei Alessandro.

O frade também disse que precisamos ter a clareza diante da seguinte pergunta: por que eu sigo Jesus? “Nós devemos responder, precisamos procurar ter essa clareza… Esses discípulos estavam procurando alguém, o Messias, o Salvador, aquele que seria o libertador, eles acreditaram na Palavra de Deus anunciada pelos profetas, anunciada por João Batista. Essa preparação, essa fé que estavam cultivando no coração, fez com que eles estivessem preparados para aquele momento. O encontro com Jesus foi tão marcante que eles permaneceram com Jesus, ficaram com Jesus.”

Frei Alessandro ainda recordou que neste domingo foi o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado. Finalizando a reflexão, ele afirmou: “muitas vezes temos um olhar que não é fraterno com quem convive, dentro de casa, na família, na comunidade, por isso, devemos ter um olhar de amor, de acolhimento, precisamos usar nosso corpo para o bem. Acolher os apelos de Deus na nossa vida, pois todos nós somos chamados por Deus e a partir do momento que fazemos um encontro pessoal com Jesus, permanecendo com Jesus, caminhando com Ele, vamos perceber, entender a importância Dele na nossa vida. Deus quer de nós que abramos nosso coração para ouvir sua voz”, encerrou.

Veja a reflexão na íntegra abaixo.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X