• Início
  • /
  • Notícias
  • /
  • Frei Alessandro: Às vezes a família passa por sinais, mas sempre é preciso perdoar e ser perdoado

.. Redirecionamento Amigos do Convento Artigos e Reflexões Banner Home Fim Banner Home Lateral Banner Home Lateral Pequeno Banner Home Meio Banner Maior Home CONVENTO NA MÍDIA Destaques

16/08/2024

Frei Alessandro: Às vezes a família passa por sinais, mas sempre é preciso perdoar e ser perdoado

Compartilhar:

Paz e Bem.

Na tarde desta quinta-feira, dia 15 de agosto, foi a vez do Encontro de Casais com Cristo participar da Missa das três horas dentro da programação da Semana Nacional da Família, no Convento da Penha, que em 2024 tem como tema: “Família e Amizade”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2024, que abordou “Fraternidade e Amizade Social”. O lema: “Amizade, uma forma de vida com sabor do Evangelho”. Os casais Tadeu Antônio Ribeiro e Karla Dolores Moura, da Área Pastoral Serrana; e Jorge Frasson e Rose Frasson, de Vila Velha, subiram ao Santuário e fizeram a Leitura e as preces. Foram acolhidos pelo Frei Alessandro Dias, que presidiu a Eucaristia.

O ECC é um movimento para casais que tem objetivo de trazer as famílias para a Igreja, sobretudo os casais que estão afastados. Na prática, os casais convidados participam de um encontro e de pós-encontros, depois, os casais são inseridos nos movimentos e pastorais da paróquia. O serviço promove o amor pela Igreja e pela família. O encontro é realizado em três etapas: a primeira é evangelizar as famílias. A segunda é o estudo dos documentos da Igreja e a terceira etapa é a responsabilidade da família com a Igreja, é o “caminhar juntos”.

O tema da pregação de Frei Alessandro foi o perdão. “Jesus nos mostra que a melhor coisa a fazer é perdoar, porque se queremos que Deus nos perdoe, precisamos aprender a perdoar. Deus vai dando sinais para que possamos perdoar. Às vezes a família também passa por sinais, quando se levanta o tom de voz, quando não se cuida mais da beleza… Não elogia, não pede perdão, perdeu interesse pelo outro, não se esforça mais para agradar o outro, não faz questão nenhuma… São sinais que precisamos enxergar. Enquanto há tempo, é necessário enxergar esses sinais de Deus e tomarmos uma atitude positiva. E quem ama perdoa, por isso é importante perdoarmos para que tenhamos o perdão”, afirmou.


 


Uma tradição do Mês das Vocações da Igreja de Vitória, é a Romaria das Famílias ao Convento. Todos os anos, as famílias se concentram na Praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha e percorrem cerca de 3km até o Campinho do Convento, aos pés de Nossa Senhora da Penha. Neste ano, o trajeto será um pouco maior. A saída da Romaria será do Santuário Divino Espírito Santo, em Vila Velha. A concentração acontece a partir de 12h30 e a caminhada em seguida, às 13h. Padre Jacqueson Pimentel, estará a frente da animação durante todo o trajeto.

A Santa Missa será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Frei Dario Campos, às 15h, no Campinho e contará com presença de padres da Arquidiocese e dos movimentos da Pastoral Familiar.

NOTÍCIAS

Agora é Lei Federal! Lei sancionada pelo presidente da república valoriza tradição religiosa capixaba e fortalece identidade cultural do Brasil. A maior festa religiosa do Espírito Santo agora possui reconhecimento

Mais do que um canto religioso, o Hino à Nossa Senhora da Penha é um símbolo afetivo que atravessa gerações e ajuda a narrar a fé do povo capixaba. Composto

Entre passos, pedaladas, cavalgadas e até trajetos pelo mar, a Festa da Penha 2026, que será realizada entre os dias 5 e 13 de abril, volta a transformar o Espírito

A devoção a Nossa Senhora da Penha, que atravessa gerações, também se expressa em uma tradição já consolidada da Festa da Penha: a Penha Peregrina. Durante o período festivo, a