Paz e Bem.
A vida franciscana, em seu carisma, é marcada pela obediência, a pobreza e o desapego. Dessa forma, é normal que a ‘instituição franciscana’, ou seja, os freis estejamos sempre prontos à itinerância. Ser frade é perceber que não se tem lugar neste mundo, mas no céu.
Nessa perspectiva, vale ressaltar que no final do ano as instituições façam avaliações sobre a sua caminhada e identifiquem as necessidades. A bondade de Deus, através da atenção da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, concedeu a graça de que o Convento da Penha recebesse dois novos irmãos. Eles chegam à Penha não apenas para ‘trabalhar’, mas se tornam peregrinos da paz e do bem. Serão irmãos certos, primeiro na fraternidade, na convivência e na evangelização entre os freis, pois cada religioso também evangeliza aqueles que o Senhor deu por irmãos.
“Além disso, os novos freis também estarão nos trabalhos junto ao Povo de Deus, na missão de testemunhar Jesus através da sua vida e palavras. Para mim, como Guardião, a hora agora é de gratidão e preparar tudo para que esses irmãos, ao chegarem, logo se sintam em casa! Mas, sem ansiedade, eles ainda se despedirão de suas missões atuais, organizarão as suas coisas e em janeiro estarão aqui conosco”, celebrou Frei Gabriel Dellandrea, Guardião e Reitor do Convento.
Assim, a partir de 2026, a Fraternidade Nossa Senhora da Penha contará com os Freis Evaldo Ludwig, que até então residia na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, Curitiba-PR e David Belinelli, da fraternidade Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, Paróquia Santa Clara de Assis, Colatina-ES.
Frei Evaldo é natural de Campo Êre, Santa Catarina. Tem 39 anos, nasceu em 16 de novembro de 1986. Filho de Arno Inácio Ludwig e a mãe Doralina Rodrigues Ludwig. De 2009 a 2011 cursou filosofia em Curitiba, morando em Rondinha, Campo Largo-PR, e em 2012, por opção, vivenciou o ano de estágio pastoral em Curitibanos-SC. Chegou à Fraternidade Nossa Senhora Mãe Terra em Imbariê, Duque de Caxias-RJ, em 2013 para o tempo da Teologia, onde residiu até 2014. Foi transferido para Petrópolis, morando nos anos de 2015 e 2016. Ao final de 2016, concluiu o curso de Teologia e foi transferido para Lages-SC, onde residiu de 2017 a 2018 (cidade onde foi ordenado diácono). Em 2018, foi transferido para Xaxim-SC. Foi ordenado presbítero em 15 de fevereiro de 2020. Estava residindo na Fraternidade Senhor Bom Jesus dos Perdões, Curitiba-PR
Frei David Belinelli nasceu em São Bernardo do Campo, São Paulo, em 20 de agosto de 1982, tem 43 anos. Entrou para a vida religiosa em 2012, na Fraternidade Franciscana São Benedito, em Amparo (SP). Fez a sua primeira profissão no dia 5 de janeiro de 2015, no Noviciado São José, em Rodeio (SC). Cursou Filosofia (2015-2017) em Curitiba, residindo na Fraternidade Franciscana São Boaventura, em Campo Largo-PR. Fez o Ano Missionário em 2018, na Fraternidade Santo Antônio de Quibala, em Angola. Cursou Teologia de 2019 a 2022, residindo em duas Fraternidades: os dois primeiros anos na Fraternidade Franciscana Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis; e os outros dois anos na Fraternidade Franciscana Nossa Senhora Mãe Terra, em Duque de Caxias-RJ. Professou solenemente na Ordem em 5 de dezembro de 2020. Foi ordenado diácono dia 17 de dezembro de 2022.
Que a presença dos Freis David e Evaldo contribua ainda mais com a acolhida e a missão evangelizadora a partir da Casa da Mãe das Alegrias! Sejam bem-vindos!

