Frades do Espírito Santo se encontram em Regional: momento privilegiado da formação permanente

Compartilhe:

Paz e Bem.

Frades do Regional do Espírito Santo, formado pela Paróquia Santa Clara (Colatina), pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Vila Velha) e pelo Convento da Penha, se encontraram nesta segunda-feira (15) no Santuário do Divino Espírito Santo. O Regional capixaba é o menor da Província que está presente em 5 estados do Brasil e na Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola, sendo organizada por 5 grandes Frentes de Evangelização.

Na ocasião, os freis apresentaram as realidades de cada fraternidade e os principais acontecimentos das presenças, destacando a Festa da Penha e a Festa de Pentecostes. Antes, pela manhã refletiram a Mensagem do Papa Francisco para o 60º Dia Mundial de Oração pelas Vocações (celebrado no 4º Domingo da Páscoa). O debate foi pautado no entendimento da vocação como um chamado de Jesus, mas por primeira, todo batizado é vocacionado ao “discipulado e apostolado”, como lembrou o Frei Clarêncio. “Depois de Cristo, nós todos, depois de batizados devemos exercer o discipulado, o apostolado. Nossa vocação verdadeira é ser discípulo. Se posso comparar, discípulo é como a fé, é imutável, é total, é completa, exige corpo inteiro, espírito inteiro”, recordou o frade.

O Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella e o Definidor Frei Fidêncio Vanboemmel, estiveram presentes no Encontro e dialogaram com os confrades contribuições para o Fórum da Formação e Estudos que será realizado em setembro, na cidade de Agudos, São Paulo. Frei Fidêncio falou sobre o objetivo principal do Fórum a ser realizado. “No Fórum da Formação queremos fazer uma revisão de como formar o frade menor para a Igreja, para o mundo de hoje, significa olhar para as etapas formativas, quem sabe descobrir um caminho novo para a formação. O objetivo principal nosso é sermos frades menores que depois vão desempenhar o seu ministério, a sua missão na Igreja e no mundo. Como clarear melhor a questão da vocação franciscana, nossa identidade franciscana?! Isso precisa estar muito claro no processo formativo que não termina num determinado momento, nosso processo formativo termina com a morte, ou seja, nossa vida é uma constante formação”, afirmou Definidor.

O coordenador do Regional, Frei Djalmo Fuck, participou da reunião de Guardiães que aconteceu na semana passada, também no Seminário de Agudos (SP) e destacou que os “grupos focais” contribuem com a realização do Fórum. “A Província Franciscana está refletindo sobre sua formação, todas as etapas de formação. Nesse sentido, os grupos focais são espaços onde as fraternidades, os diversos serviços e também os regionais dão a sua contribuição para pensar a formação da Província como um todo, especialmente aqui no regional que estamos refletindo sobre a formação permanente que diz respeito a todos os frades, depois da Profissão Solene”.

“O Encontro Regional é um momento privilegiado da nossa formação permanente enquanto frades menores. É a hora que temos para nos encontrarmos com os irmãos que participam da missão na mesma região geográfica da nossa Província, aqui no caso o regional do Espírito Santo. É hora de estarmos face a face, trocarmos as nossa impressões, nossas alegrias, nossos desafios. De juntos também estudarmos temas importantes para nossa missão evangelizadora, tempo de graça para nós frades menores, filhos de São Francisco”, enfatizou Frei Gustavo Medella.

 

No período da tarde, os frades voltaram a refletir algumas orientações provinciais, especialmente voltadas para o Fórum em setembro, mas principalmente no intuito de fortalecer a vivência fraterna, a partir da vocação franciscana que exige um modelo de vida e missão a partir das pegadas de São Francisco de Assis. “Comecemos, irmãos, pois até agora pouco ou nada fizemos”.

O encontro vai até o meio-dia desta terça-feira (16).


Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X