Paz e Bem!
Milhares de fiéis participaram da Romaria das Famílias ao Convento da Penha na tarde do último sábado (17/08). Romeiros de todas as áreas pastorais da Arquidiocese de Vitória, famílias, homens, mulheres, crianças e idosos, fizeram uma belíssima expressão de fé. A acolhida foi realizada na Praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha. Alguns padres saíram caminhando junto com o povo, outros aguardaram já no Campinho.
Padre Renato Criste, coordenador de Pastoral da Arquidiocese e Pároco da Catedral de Vitória, conduziu a romaria, saudando o povo de Deus, puxando os cantos com a equipe de música e rezando por todo o caminho. Muitas pessoas que acompanhavam a romaria dos prédios e ao longo do trajeto, acenavam para a procissão. A Imagem de Nossa Senhora da Penha, Mãe das Famílias, foi carregada pelos devotos que iam se revezando até a chegada. A temperatura, apesar do sol forte, estava agradável. Foram cerca de 4km percorridos.
“Pelo caminho, deixar apenas a marca da nossa devoção!”, este é o insistente pedido do Guardião do Convento, Frei Paulo Roberto; e cada vez mais, as pessoas têm compreendido essa importância de preservar, cuidar e cultivar práticas de cuidado com o ambiente em que vivemos. Prova disso é que após a procissão, as ruas permaneceram limpas e sem lixo.
As primeiras famílias romeiras chegaram no Campinho do Convento por volta das 15h10. Instantes depois o local já estava tomado por fiéis. Cerca de 5 mil pessoas participaram da romaria. Na chegada, foram acolhidos pela equipe de cantos, que animou e recebeu o povo com alegria. Às 15h30 teve início a Celebração da Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Vitória, Dom Frei Dario Campos, com presença de padres da Arquidiocese, diáconos, seminaristas e dos Freis Pedro Engel e Paulo Roberto.
Ao iniciar a Missa, o Arcebispo pediu para que cada um colocasse aos pés de Nossa Senhora da Penha a própria família, diante da intercessão da Mãe, apresentasse cada familiar e também lembrasse das famílias que estivessem passando por algum tipo de dificuldade, enfrentando violência, exclusão… “Queremos rezar e bendizer pelas famílias que vivem bem, rezar pelas famílias que estão com dificuldades na sua convivência, rezar pelas famílias que estão destruídas, que estão vivendo seu dia a dia com algum membro doente, convivendo com as drogas e com dificuldade no relacionamento”, disse.
Dom Dario destacou a Liturgia da Solenidade que celebra a Assunção de Nossa Senhora. “Esta tarde é diferente, revestida de muita ternura de Deus para com a nossa Arquidiocese. Queremos celebrar a Festa da Assunção de Nossa Senhora, pedindo a ela para que junto de Deus, abençoe todas as famílias daqui do nosso querido estado do Espírito Santo”.
Em um segundo momento da homilia, o Arcebispo lembrou a Sagrada Família como modelo de família para todos nós. “Devemos buscar Nela a força, a coragem, a alegria e o ânimo. Que cada um que deu início a sua família possa lembrar do dia do seu casamento e renovar a alegrai daquele dia baseados na Sagrada Família”, afirmou.
Dom Dario Campos lembrou ainda que há 25 anos o tema da Campanha da Fraternidade foi o mesmo da Semana da Família este ano: “A família, como vai”. E convidou a todos a lembrarem do hino da Campanha. Os fiéis cantaram juntos nem só coro. “Vocês estão com a memória boa”, brincou.
Ouça a homilia na íntegra abaixo