Fiéis participam de missa festiva de Santa Clara no Convento da Penha

Compartilhe:

Paz e Bem!

A Família Franciscana celebra neste dia 11 de agosto, a grande festa em honra à Santa Clara de Assis, a Plantinha de São Francisco, tão querida e venerada por católicos do mundo inteiro. Ela é a Padroeira da Televisão e a Fundadora da Ordem das Clarissas, sendo a primeira mulher a ter uma Regra aprovada pela Igreja Católica.

“Plantinha de São Francisco”, pois “quem conhece os textos das Fontes sabe que plantinha, em latim plântula, é o que nós chamamos de muda. Quando um mosteiro fundava outro, o fundador era chamado de plantador e o fundado era a muda, ou plantinha, porque no início da vida dependia dos cuidados do outro. Nas suas biografias, São Francisco é chamado de plantador da Ordem dos Menores. A Ordem de Santa Clara também foi plantada por ele. Uma das coisas que surpreende em Santa Clara é que, depois de ser obrigada a seguir a Regra de São Bento, a Regra de Hugolino e a Regra de Inocêncio IV, ela pôde finalmente fazer a dela. É notável a sua maneira de ser livre”, é o que explica o frade capuchinho Frei José Carlos Pedroso.

No Brasil, a devoção popular conhece mais a santa como a padroeira da tv e de seus profissionais. “A vida de Santa Clara, desde o seu nascimento até a sua canonização, está toda envolta no mistério e no simbolismo da luz. A voz ouvida antes do parto por Hortolana, mãe de Clara, ‘não temas, mulher, porque salva vais dar ao mundo uma luz que vai deixar a própria luz mais clara’, é ratificada na Bula de Canonização de Santa Clara: ‘Clara, preclara por seus claros méritos, clareia claramente no céu pela claridade da grande glória, e na terra pelo esplendor dos milagres sublimes’. E continua a Bula: ‘O mundo recebeu de Clara um claro espelho de exemplo… Brilhou no século…, brilhou na vida…, foi clara na terra e reluz no céu’, explica Frei Fidêncio Vanboemmel, OFM, Ministro Provincial.

Celebrando com alegria essa grande festa, centenas de fiéis subiram ao Convento da Penha na manhã desta quarta-feira (11) para a Missa das 7h, presidida pelo Frei Alessandro Dias do Nascimento. O frade que, inclusive já foi pároco da paróquia Santa Clara de Assis, de Bauru-SP, falou no início da celebração sobre a importância de Clara para a Ordem Franciscana e para a evangelização do Evangelho de Jesus.

“Clara se destacou por ser fiel a Jesus, abrir mão da riqueza, do luxo, para seguir São Francisco e as ideias do nosso fundador. Uma das principais características dela foi o zelo pela Sagrada Eucaristia, tanto que ela é sempre representada com o Ostensório nas mãos”, comentou Frei Alessandro.

Durante a homilia, o frade continuou refletindo a vida e missão de Santa Clara. Assim os fiéis tiveram a oportunidade de conhecer mais o exemplo, o testemunho da santa.

No prefácio da Oração Eucarística, a oração: “[…] Deus, eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Vós inspirastes Santa Clara a seguir fielmente, a exemplo de São Francisco, as pegadas de vosso Filho, dando-lha como esposa em místicos esponsais em vínculo de perene fidelidade e amor; e, tendo-a elevado pela via da mais heroica pobreza ao vértice da seráfica perfeição, a constituístes mãe e mestra de uma multidão de virgens […]”.


Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X