Paz e Bem!
Uma semana após a decisão do Convento de suspender a subida de veículos ao Convento da Penha, a medida tem aprovação de grande parte dos fiéis. A medida foi adotada pelo Convento desde o último dia 31 de dezembro e já apresentou respostas positivas diante da grande preocupação em relação a segurança e comodidade dos visitantes que passam pelo principal ponto turístico e religioso do Espírito Santo ao longo de todo o mês de janeiro.
Vale lembrar que nesta época do ano, a quantidade de visitantes aumenta em quase 100%, aumentando também o risco de acidentes ou fatalidades ao longo da estrada de acesso ao Campinho. Muitos turistas de fora do Estado, visitantes vindos de várias partes do mundo e fiéis do interior do Espírito Santo; sobem ao monumento, seja para rezar ou apenas para conhecer.
O crescimento já era esperado pela fraternidade do Convento, no entanto, a cada ano supera ainda mais as expectativas. Frei Paulo Roberto chama atenção para a preservação da vida e o cuidado com o mais frágil. “A decisão por restringir o acesso dos automóveis, tem como objetivo minimizar as chances de intercorrências no trajeto da estrada de rodagem, além de evitar possibilidade de agressões no portão principal, além de reforçar nosso cuidado com o mais frágil.”
O Guardião lembra que a iniciativa também foi necessária para atender uma demanda da Guarda Municipal de Vila Velha, já que havia uma situação geradora de constrangimento nas imediações do Convento por conta da fila de automóveis que se formava para acessar o portão principal: xingamentos, agressões verbais e até ameaças.
As famílias que sobem ao Convento aprovaram a restrição e garantem: “agora as crianças podem correr livremente ou andarem mais soltas ao longo da subida”, como relata um turista de Minas Gerais que visitou o Convento pela primeira vez na manhã desta terça-feira (07/01).
Os jovens também aprovaram a medida, muitos aproveitam para começar as “selfies” desde o portão principal até o Alto da Capela. No Campinho, aproveitam para rezar, tirar mais fotos e claro aproveitar a vista livre, sem carros para “atrapalhar o visual”.
Quem também agradeceu pela decisão do Convento foram os voluntários que “já estavam imaginando que poderia ocorrer incidente ao longo da estrada”. A maioria dos voluntários e amigos que ajudam nos serviços dos Santuário, diz que diante da necessidade, foi oportuna a restrição.
A subida pode ser feita em duas modalidades. A primeira, por meio do serviço de transporte em vans. O valor é de R$5,00 (subida e descida) e R$3,50 (somente subida ou descida). Os bilhetes podem ser adquiridos na portaria do Convento e no ponto de embarque e desembarque localizado no Campinho. A outra modalidade pode ser realizada caminhando, seja pela “Estrada Principal” que possui apenas 1.200 metros ou pela “Ladeira da Penitência”, que possui 500 metros de subida íngreme. Além de contemplar a beleza do santuário da natureza, o visitante pode observar plantas, animais e os encantos da mata atlântica.