Paz e Bem!
A Festa da Penha, como tradição de festas religiosas, sempre apresenta um tema, uma motivação que vai reger os momentos devocionais naquela edição. Essas inspirações estão sempre em sintonia com algum evento, ou algum pedido do Papa ou ainda algum acontecimento importante. O tema nos remete a uma reflexão diante do mistério celebrado.
Em 2016, por exemplo, o tema estava em consonância com o Ano Santo da Misericórdia (Maria, Mãe e Porta da Misericórdia). Em 2017, o tema fazia referência aos 300 anos de aparição de Nossa Senhora Aparecida. No ano de 2018, a Arquidiocese de Vitória, celebrando o Jubileu de 60 anos de criação, teve homenagem da marca. O desenho da artista capixaba Ana Paula Castro, retratou o cenário do Convento da Penha, da 3ª Ponte, da Igreja do Rosário… Já em 2019, com o mesmo tema da Jornada Mundial da Juventude e com uma pegada mais jovem, o tema escolhido foi o mesmo do encontro do Papa com a juventude que ocorreu no Panamá (“Eis aqui a serva do Senhor – Lucas 1, 38).
Isso evidencia que a Festa da Penha não está distante das pessoas e da realidade do mundo, muito pelo contrário, o “olhar de Nossa Senhora” é sempre voltado para o cotidiano e para a vida comum das pessoas, muito embora a realidade social possa variar de local para local. Com proximidade materna, a Virgem da Penha nos envolve com seu olhar terno, olhar este que deve motivar os fiéis ao longo da festa desse ano.
O tema da #FestadaPenha2021 é “Vosso olhar a nós Volvei”, em alusão ao canto tradicional da devoção Mariana e ao poder do olhar misericordioso de Nossa Senhora sobre nosso povo. A escolha se faz propícia no cenário atual, em que devemos renovar os votos de fé para que nossa padroeira interceda por nós. Mas também tem outro significado nesse período de pandemia.
Em tempos de rosto coberto pela máscara, sinal de cuidado e prevenção, o olhar adquire relevância especial. Neste “novo normal”, mascarado e com distanciamento, os olhos reforçam sua missão própria de serem o “espelho da alma” e, através deles, as pessoas aprendem a sorrir, a acolher, a cumprimentar, a abraçar, a demonstrar afeto e atenção.
Os olhos são provocados a abandonar a cultura da indiferença e da invisibilidade para se tornarem caminho de encontro, comunhão e aproximação entre as pessoas. O olhar de Nossa Senhora em seus diversos ensinamentos também estará presente nos temas escolhidos para o Oitavário durante os dias de homenagens à Padroeira.
Já que hoje também é dia de #tbt, não precisa ser muito velho para lembrar os principais acontecimentos que marcaram os últimos 10 anos da nossa vida, não é mesmo? Exemplo disso é a facilidade da tecnologia, que possibilita recordar um montão de coisa que a gente vivencia. Em 10 anos, tanta coisa aconteceu…
Em meio aos diversos acontecimentos, que podemos lembrar num rápido retrospecto, vamos trazer a memória os 10 últimos temas da Festa da Penha.
- TEMA: “Discípulos do Ressuscitado na Escola de Maria!” – 450 anos de História na Fé – (realizada entre 23 a 31 de março de 2008)
- TEMA: “O Senhor fez em mim maravilhas” – (realizada de 12 a 20 de abril de 2009)
- TEMA: “Festa da Penha 2010” – (realizada de 04 a 12 de abril de 2010)
- TEMA: “Em Maria a PALAVRA se fez humanidade” – (realizada de 24 de abril a 02 de maio de 2011)
- TEMA: “Maria, Mãe de Jesus, o Cristo da paz” – (realizada entre 08 a 16 de abril de 2012)
- TEMA: “Com Maria dizer: sim, eu creio” – (realizada entre 31 de março a 08 de abril de 2013)
- TEMA: “Anunciar com Alegria” – (realizada entre 20 a 28 de abril de 2014)
- TEMA: “Maria, Mãe da família, Santuário da Paz” – (realizada entre 05 a 13 de abril de 2015)
- TEMA: “Maria, Mãe e Porta da Misericórdia” – (realizada entre 27 de março a 04 de abril de 2016)
- TEMA: “Virgem da Penha, Mãe e Filha” – (realizada entre 16 a 24 abril de 2017)
- TEMA: “Virgem da Penha, Minha Alegria” – (realizada entre 01 a 09 de abril de 2018)
- TEMA: “Eis aqui a serva do Senhor – Lucas 1, 38” – (realizada entre 21 a 29 de abril de 2019)
- TEMA: “Vosso olhar a nós volvei” – (será realizada entre 4 a 12 de abril)