Paz e Bem!
Paz e Bem! No segundo dia da nossa Novena em preparação para a Festa de São Francisco de Assis, somos chamados a estar de ouvidos atentos à Sagrada Escritura. Como propósito de ação, a exemplo de São Francisco e Bernardo assumimos o compromisso de ler um trecho da escritura e nos deixar iluminar por ele. Ler a bíblia diariamente ajuda a gente a compreender a vontade do Senhor e viver a partir dela.
Oração inicial para todos os dias: Glorioso São Francisco, santo da simplicidade, do amor e da alegria, que no céu contemplais as perfeições infinitas de Deus, lançai sobre nós o vosso olhar cheio de bondade. Socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e corporais. Rogai ao nosso Pai e Criador, que nos conceda as graças que pedimos por vossa intercessão, vós que sempre fostes tão amigo dele. E inflamai o nosso coração de amor sempre maior a Deus e aos nossos irmãos, principalmente os mais necessitados.
São Francisco de Assis, rogai por nós. Amém.
Vida do Santo (cf. I Fioretti, 2)
E depois da missa Francisco e Bernardo ficaram em oração; o padre, a pedido de São Francisco, pegou o missal, fez o sinal da cruz e o abriu três vezes: na primeira abertura, veio a palavra que Cristo disse no Evangelho ao jovem que perguntou sobre o caminho da perfeição: se tu queres ser perfeito, vai e vende o que tu tens, e dá-o aos pobres, e me segue. Na segunda ocorreu aquela palavra que Cristo disse aos Apóstolos, quando os mandou pregar: Não leveis nenhuma coisa pelo caminho, nem bastão, nem bolsa, nem calçados, nem dinheiro; querendo com isso ensinar-lhes que deviam dirigir para Deus toda a sua esperança de viver, e colocar toda a sua intenção na pregação do santo Evangelho. Na terceira, ocorreu aquela palavra que Cristo disse: Quem quer vir atrás de mim, abandone a si mesmo, pegue a sua cruz e me siga. Então disse São Francisco a Bernardo: “Eis o conselho que Cristo nos dá; vá então e faça direitinho o que ouviste; e seja bendito nosso Senhor Jesus Cristo, que se dignou mostrar-nos sua vida evangélica”. Ouvindo isso, Bernardo foi, vendeu tudo que tinha (ele era muito rico), e com grande alegria distribuiu tudo aos pobres, viúvas, órfãos, prisões, mosteiros e hospitais; e em tudo São Francisco o ajudava fiel e generosamente.
Oração de São Francisco: Senhor, fazei de mim um instrumento da Vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
É perdoando que se é perdoado.
E é morrendo que se vive para a vida eterna.