.. Redirecionamento Amigos do Convento Artigos e Reflexões Banner Home Fim Banner Home Lateral Banner Home Lateral Pequeno Banner Home Meio Banner Maior Home CONVENTO NA MÍDIA Destaques

30/12/2019

Festa da Penha é a festa mariana mais antiga do Brasil

Imagem rara, da Festa da Penha no Campinho, em 1958

Compartilhar:

Paz e Bem!

Celebrada desde o ano de 1570, a Festa de Nossa Senhora da Penha é a maior festa religiosa do Estado do Espírito Santo e a terceira maior festa mariana do Brasil. Anualmente atrai mais de 2 milhões de fiéis, que durante os 9 dias de festividade, participam de Missas, romarias, shows, atos devocionais e sacramentais. Ultrapassando os séculos, a fé e a expressão forte da fé e do carinho à Senhora das Alegrias, a cada ano a festa se firma ainda mais na tradição histórica do país.

O evento em honra à padroeira dos capixabas nutre a cultura local e nacional, fortalecendo o cenário do turismo religioso, reforçando a identidade do povo espírito-santense e movimentando a economia da região. A festa é o símbolo da religiosidade de uma gente que há mais de quatro séculos e meio, expressa sua alegria em louvar a Santíssima Virgem colocada no alto de um penhasco, há 154 metros de altitude.

Em sua 450ª edição, a histórica Festa da Penha, começará no dia 12 de abril e domingo de Páscoa, e terminará na segunda-feira, 20 de abril (feriado estadual), dia em que se celebra a Padroeira de todo o Espírito Santo, Nossa Senhora da Penha. Além de marcante, o evento será ocasião de reacender a memória da devoção mariana de milhões de pessoas, isto porque a Festa da Penha é a festa mariana mais antiga do Brasil.

Frei Pedro Palácios (fundador do Convento) realizou a primeira festa em 1570, um pouco antes de falecer. Portanto, a Festa de Nossa Senhora da Penha (Nossa Senhora das Alegrias) é a mais antiga do país. Atualmente, em tamanho, a maior é a de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, que começou quando a imagem foi encontrada nas águas do Rio Paraíba do Sul em 1717; Já o Círio de Nazaré, que ocorre no estado do Pará, é segunda maior festa mariana do país e começou em 1793.

A Festa da Penha possui em sua própria história as incontáveis formas de expressão de fé, sejam elas através das romarias ou das Missas, os pontos altos. Só a “Romaria dos Homens”, que ocorre no sábado anterior ao dia da Padroeira, conta com cerca de 700 mil fiéis. Eles percorrem 14km de caminhada, saindo da Catedral de Vitória e chegando ao Parque da Prainha, Vila Velha.

Outro destaque é a Missa de Encerramento que anualmente é transmitida pela afiliada da TV Globo no ES. Só em 2019, mais de 600 mil pessoas assistiram a celebração pela televisão. No Parque da Prainha, mais de 100 mil pessoas participam. Já as Missas do Oitavário, que ocorrem durante a semana, contam com romeiros devotos de várias partes do estado.

NOTÍCIAS

Paz e Bem. As Ligas Católicas realizaram na manhã do segundo domingo do Advento (7), a tradicional Romaria ao Convento da Penha, em Vila Velha, Espírito Santo. Peregrinos, devotos e

Paz e Bem. A Solenidade da Imaculada Conceição de Maria foi celebrada com muita alegria em todas as Missas no Convento da Penha. A Solene Liturgia das 15h30 foi presidida

Paz e Bem. A Comissão Organizadora da Festa da Penha 20226 divulgou a identidade visual e a programação completa do evento, que será realizada de 5 a 13 de abril.

Paz e Bem. A comissão organizadora da Festa da Penha 2026 divulgou a programação oficial do evento. A festa da padroeira do Espírito Santo convida os devotos a serem missionários