Paz e Bem.
Faltando menos de 60 dias para a Festa da Penha 2025, a nova fraternidade franciscana do Convento da Penha, que foi apresentada na tarde da última quarta-feira, divulgou algumas novidades da Festa da Padroeira.
Além da apresentação dos novos frades, também houve uma entrevista coletiva sobre a Festa. Frei Gabriel iniciou a entrevista falando sobre o tema da festa da padroeira, que atende ao pedido do Papa Francisco no Ano Santo da Esperança. “Do dia 20 a 28 de abril viveremos esse momento forte da nossa fé. Seremos embalados pelo tema desse ano: ‘Com Maria, Peregrinos de Esperança”, fazendo eco ao Jubileu deste ano de 2025, que a Igreja celebra como um Jubileu tão profundo e tem nos conduzido a buscarmos a verdadeira esperança que brota do coração do Senhor. Portanto, Maria é celebrada como Mãe das Alegrias justamente porque ela vive a esperança de ver o seu Filho Ressuscitado, a vida nova. Nossa Senhora das alegrias se alegra com a vinda do seu Filho, mas também com a sua Ressurreição”, exaltou Frei Gabriel.
“A Festa da Penha é para celebrarmos esta alegria que brota da Ressurreição do Senhor e da Virgem Maria que contempla o seu Filho Ressuscitado e Vivo. Por isso, convidamos a todos a ser também ‘peregrinos de esperança’ e irmos juntos, não só no caminho de fé, mas também num caminho físico, subirmos ao Convento da Penha, porque aqui, a esperança sempre nos renova, sempre nos anima para continuarmos na nossa caminhada”, convidou o Guardião.
Bênção dos objetos e Coroa Franciscana das Sete Alegrias
A primeira novidade é que neste ano, como em 2024, haverá a bênção de objetos. “No ano passado, a cada dia do Oitavário, abençoamos, durante o Oitavário, diversos objetos como chaves, terços, água e até o celular, afinal o celular é canal de bênção. Neste ano, vamos repetir e já vamos começar com as chaves de casa, do carro, da sala do trabalho, vamos abençoar tudo no primeiro dia da Festa. E a cada dia vamos divulgando qual objeto será abençoado no dia seguinte”, anunciou Frei Gabriel.
Outra novidade da Festa é que ela será mais devocional. Todos os dias da programação, antes da oração do Oitavário, os fiéis vão meditar as Alegrias de Nossa Senhora, a Coroa Franciscana das Sete Alegrias de Maria, das 14h às 15h. Essa devoção foi trazida por Frei Pedro Palácios, frade espanhol fundador do Convento da Penha, em 1558. Desde 1570, portanto 455 anos, se celebra a Festa da Penha sob a inspiração das alegrias de Maria.
Oitavário a noite
A grande novidade anunciada na entrevista coletiva é a realização do Oitavário a noite. “O Oitavário que celebramos todos os dias às 15 horas será repetido a noite, principalmente para quem não puder participar a tarde. A nossa programação noturna vai começar às 19 horas e aqueles que trabalham durante o dia, poderão participar do Oitavário a noite e depois a programação noturna com atividades que ainda serão divulgadas”, destacou Frei Gabriel.
A continuidade das imagens iluminadas de Nossa Senhora da Penha nas praças e na na orla da praia, foi outra novidade. As imagens estarão em Vila Velha e em outras cidades próximas. O acendimento vai acontecer na noite do domingo de Páscoa, ou seja, no dia 20 de abril.
A última novidade é a pintura externa do Convento. Graças a doação de um devoto anônimo que comprou as tintas para a pintura do monumento, a fraternidade fará a intervenção que já começa na próxima terça-feira (25/02). A expectativa é que os trabalhos durem 40 dias e sejam concluídos no início da semana santa.