Paz e Bem.
Faltando menos de 50 dias para a #FestadaPenha2025, os franciscanos do Convento da Penha, estão nos preparativos para acolher os devotos da Padroeira do Espírito Santo. As melhorias no Santuário já começaram e a pintura externa do monumento e dos muros está a todo vapor. Para encher ainda mais de brilho e beleza, além da pintura, também estão sendo realizados serviços de capina, jardinagem, malhorias nas instalações dos filtros, acesso aos banheiros e o completo restauro do mirante anexo à Capelinha de São Francisco.
A previsão de conclusão das intervenções é de aproximadamente 40 dias, ou seja, o cronograma é que a finalização ocorra antes da Semana Santa. A obra é de responsabilidade da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, com apoio da Associação dos Amigos do Convento da Penha, que é uma instituição com objetivo de garantir a manutenção, conservação e preservação do Santuário da Mãe de todos os capixabas.
Para colaborar com a pintura do Convento, os fiéis podem fazer doações utilizando o Pix, a chave é o CNPJ: 62.340.203/0027-13 ou acessando o link: https://doacoes.conventodapenha.org.br/doacao/ por meio do site, asdoações podem ser feitas utilizando o cartão de crédito ou emitindo um boleto bancário.
A Festa da Penha
A Festa da Penha 2025 erá realizada de 20 a 28 de abril e traz como tema: “Com Maria, peregrinos de esperança”, um convite aos devotos para seguirem com fé e confiança em meio aos desafios da vida, celebrando o Jubileu da Esperança, convocado pelo Papa Francisco.
O Santo Padre convocou a Igreja do mundo inteiro para celebrar o Jubileu de Esperança pelos 2025 anos do nascimento de Jesus Cristo. Ele abriu o Jubileu na noite de Natal. Como “Peregrinos de Esperança” os devotos são chamados a se unirem à Virgem da Penha que apresenta a todos a própria esperança que é Jesus Cristo. Portanto, a Festa da Penha de 2025 será uma grande peregrinação.
A Festa da Penha completa neste ano de 2025, 455 anos de história e é uma convocação ao caminho jubilar, tempo da graça e da misericórdia. Em sua essência, a festa é marcada por “peregrinações”, já que são realizadas pelo menos dez romarias, sendo a maior e mais aguardada, a Romaria dos Homens, que chega a reunir mais de 1 milhão de pessoas.
Ao todo serão dezenas de Missas ao longo de todo o evento, incluindo as celebrações na Capela do Convento da Penha, durante a manhã; as Missas do Oitavário no Campinho; e as Missas no Parque da Prainha. A Romaria dos Homens, maior e mais aguardada da Festa, será no dia 26 de abril, com Missa de Envio às 18h na Catedral Metropolitana de Vitória. A Romaria das Mulheres será no domingo, dia 27 de abril, com saída do Santuário Divino Espírito Santo, Centro de Vila Velha.
A Festa da Penha 2025 é uma realização da Arquidiocese de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos do Convento da Penha, que juntos formam a Comissão Organizadora da Festa da Penha. Tem ainda o apoio da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Regional Leste 3. O evento está entre as três maiores festas marianas do Brasil e é o maior evento religioso do Espírito Santo, estando na sua 455ª edição.