Festa da Penha 2022 será lançada nesta quarta-feira

Compartilhe:

Foto: Fabricio Saiter

Paz e Bem!

A 452ª edição da Festa da Penha acontece entre os dias 17 e 25 de abril do próximo ano, mas nesta quarta-feira (8), a partir das 9 horas, será lançada oficialmente para imprensa e patrocinadores, com apresentação de informações sobre tema, lema, logomarca, formato e outros detalhes da festa.

Desde agosto, as equipes já vêm se reunindo para preparar as homenagens à padroeira dos capixabas e a expectativa é que o evento seja cada vez mais presente em vários municípios do Estado. Outra preocupação da Comissão Organizadora da Festa da Penha tem sido unir forças à iniciativa privada para fomentar o comércio e os serviços durante os dias de evento.

Prestes a completar seu terceiro ano de realização durante a pandemia, a festa trabalha com alternativas conforme seja o mapa de risco da Covid-19 no período do evento. A intenção é levar a mensagem do Evangelho e do amor de Nossa Senhora das Alegrias ao maior número possível de pessoas, mas sempre respeitando as autoridades sanitárias para evitar risco aos devotos.

A Festa da Penha está entre os maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba. Ela é uma realização do Convento da Penha, Arquidiocese de Vitória e da Associação dos Amigos do Convento da Penha.


Os números da Festa da Penha 2021

A 451ª Festa da Penha, segunda totalmente virtual e interativa, foi considerada um sucesso pela organização do evento. Foram quase 3 milhões de pessoas que visualizaram as páginas do Instagram, Facebook e YouTube – isso contabilizando apenas o público que acompanhou pelas redes sociais do Convento da Penha. Como parte da programação também foi exibida nos canais de diversos parceiros da imprensa, como Rede Gazeta, Rádio América ES, TV Educativa, Rádio Espírito Santo; rádios Kairós e Diocesana, redes sociais das Dioceses de Colatina, Cachoeiro e São Mateus e até redes nacionais, como TV REDEVIDA e TV Pai Eterno, esse número, que ainda está sendo apurado pela organização, é ainda muito maior. Também foram cerca de 250 matérias divulgadas nos mais diversos veículos, incluindo mídia nacional, como Jornal Nacional, Jornal Hoje, TV Pai Eterno, TV REDEVIDA e Programa Mais Você, da Rede Globo.

Sendo o maior evento religioso do Espírito Santo e um dos maiores e mais antigos do Brasil, a Festa da Penha completa 451 anos de tradição em 2021 quando, pelo segundo ano consecutivo, aconteceu de forma virtual e interativa. Os festejos vão além do campo religioso, sendo também um marco cultural e que compõe a identidade do povo capixaba.

Durante os nove dias de evento, tradicionalmente, as ruas ficam lotadas de romeiros desejosos por homenagear Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo, e ainda participarem deste que é um evento anual tão aguardado pelos capixabas.

Neste segundo ano consecutivo, no entanto, os romeiros não puderam ir às ruas, por causa da pandemia, mas a Festa da Penha marcou a data, a emoção e renovou a esperança dos capixabas durante os dias 4 e 12 de abril.

Foto: Isabela Ladeira

Conectados na fé – tanto pelas redes sociais dos canais oficiais dos realizadores do evento, quanto através de veículos de comunicação parceiros, de abrangência estadual e nacional – capixabas e pessoas de todo o Brasil e até do exterior acompanharam ao vivo quase 60 horas de programação online, com mensagens de renovação da esperança, de compaixão, de atenção e de cuidado com o mundo.

Bênçãos, missas, entrevistas, lives musicais e romarias virtuais foram transmitidas e puderam ser acompanhadas por milhares pessoas, na segurança de suas casas, sem aglomeração e formando uma corrente de alegria e de esperança.

“Vosso Olhar a Nós Volvei”, foi o tema da festa, símbolo de que o olhar de Maria vai em direção aos seus filhos e filhas, zelando por eles em todos os momentos e em todos os lugares.

A Festa da Penha é uma realização do Convento da Penha, Arquidiocese de Vitória e da Associação de Amigos do Convento da Penha. Tem o patrocínio do Banestes; Cesan; Instituto Cultural Vale; e ArcelorMittal, além das Drogarias Santa Lúcia, Extrabom, Saboratta e Café 3 Corações. Conta ainda com o apoio da Rede Gazeta e apoio institucional da Prefeitura de Vila Velha, Prefeitura de Vitória e Governo do Estado do Espírito Santo.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X