PAZ E BEM!
O tema da Festa da Penha este ano é “Virgem da Penha, Minha Alegria”, tem início no dia 1º de abril o Oitavário da Festa, as celebrações preparatórias para a grande festa da Padroeira do Espírito Santo, no dia 9 de abril. Mais de 2 milhões de peregrinos são esperados durante os dias de festejos.
“A missão do Convento se estende para além do aspecto devocional, supera os espaços dos exercícios de piedade, amplifica a dimensão da penitência e da romaria. O Convento, ao longo do tempo, foi convertido no ícone da identidade do povo capixaba; não erra quem diz que todo capixaba tem uma parte do Convento no seu coração. Tais elementos justificam o gigantismo da Festa da Penha”, diz o Guardião do Convento, Frei Paulo Pereira, OFM. O tema deste ano foi tirado do hino composto por Frei Alfredo Setaro e Padre João Lírio Tagliarico há 60 anos. A festa, tradicional pelas suas romarias, acontecerá de 1º a 9 de abril de 2018.
Este ano, haverão 11 Romarias e uma Remaria, entre elas, a tradicional Romaria dos Homens, que tem a maior participação de todo o Oitavário, aproximadamente 700 mil romeiros. A Festa da Penha é a maior manifestação religiosa do Espírito Santo e a terceira maior festa religiosa do país, atrás apenas da festa da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, no estado de São Paulo, e a do Círio de Nazaré, em Belém, no Pará. Ao contrário da palavra novena, muito comum na liturgia, a palavra Oitavário não é muito conhecida. O oitavário acontece em vista da grande festa de Nossa Senhora das 7 Alegrias, que é celebrada na segunda-feira após a oitava da Páscoa.
Participe da Festa da Penha 2018!