Família é o Santuário da Vida: lugar de paciência, compreensão, capacidade de escutar e de solidariedade

Compartilhe:

Paz e Bem.

Como parte da programação da Semana Nacional da Família no Convento da Penha, em Vila Velha, a Missa das 15h desta terça-feira, dia 13, memória litúrgica de Santa Dulce dos Pobres, teve a participação de membros da Pastoral Familiar. Os casais Eduardo e Márcia Pironi, Tarcísio Thomazi e Leny Thomazi, representam o movimento na cidade canela-verde. Os coordenadores arquidiocesanos da Pastoral da Família, Jorge Jamil e Maria Nilda Jamil também participaram da celebração que foi presidida pelo Frei Paulo César Ferreira, vigário do Santuário.

A Pastoral Familiar é um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada através de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus. Abrange todas as famílias, independentemente de sua situação familiar, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa.

Na homilia, Frei Paulo César falou sobre a semana da família. “Estamos nesta semana, de modo especial, refletindo e rezando pelas nossas famílias. Somos chamados a cultivar a amizade, afeição, benquerer. A família bem estruturada, bem constituída, unida, família de fé, família ‘Santuário da Vida’, ‘Igreja Doméstica’, é porto seguro para todo bom cristão e bom cidadão, para todo ser humano, bem realizado, de bem com a vida. Tudo começa no lar, o bom relacionamento dos pais entre si, com seus filhos… Tudo a mil maravilhas? Não! A gente sabe que temos problemas, mas é uma escola, um exercício constante, um aprendizado constante do bem-viver e do bem conviver, que vai exigir de nós muita paciência, compreensão, humanidade, capacidade de conviver, de escutar o outro, de sermos solidários na alegria, na dor, na saúde, na doença, no dia a dia”, disse o Vigário do Convento.

“Eu sou do tempo que a pedagogia, o métido de educar era diferente, era o chinelo mesmo, as varinhas, firmeza ‘sim, sim’, ‘não, não’. Conversar, olho no olho, chamar para perto, conversar. Mas hoje, você conhece a cor dos olhos do seu filho, da sua filha? A gente vê pais e mães, ao menos nos parques por aí, mais no celular do que olhando para os filhos ou então a criancinha lá entretida com seu aparelho, ó que coisa mais triste”, lamentou Frei Paulo César ao citar o uso descontrolado das tecnologias pelos pais e filhos.


Para alcançar os objetivos propostos, foi instituída a Comissão Nacional da Pastoral Familiar – CNPF composta pelo bispo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família, pelos bispos conselheiros, pelo assessor nacional, pelo casal coordenador nacional e pelos bispos, assessores e casais representantes da Pastoral Familiar nos 17 Regionais da CNBB e pelos representantes nacionais dos movimentos eclesiais, institutos e serviços familiares.

Considerando a realidade brasileira e a experiência eclesial, a Comissão episcopal Pastoral para a vida e a Família, propõe a seguinte organização em nível diocesano e paroquial:

a) Setor Pré-Matrimonial

  • Preparação Remota. Articular com: Crisma, jovens, catequese e escola.
  • Preparação Próxima: Evangelizar namorados e noivos.
  • Preparação Imediata: Diálogo com o Padre, Retiro Espiritual, Rito Sacramental e Celebração.

b) Setor Pós-Matrimonial

  • Oferecer ajuda e formação para recém-casados e grupos familiares.
  • Formação contínua para a vida conjugal, familiar e comunitária e Celebrações Especiais.

c) Setor Casos Especiais

Os casais em segunda união e seus filhos sejam acolhidos, acompanhados e incentivados, conforme sua situação, a participarem da vida da Igreja, segundo as orientações do Magistério.

Acompanhar as diferentes realidades das famílias de migrantes, mães e pais solteiros, famílias com filhos deficientes ou drogados, famílias distanciadas da igreja, matrimônios mistos, atenção especial aos idosos, viúvos, casais em segunda união, alcoolismo etc.

Depois convidou a todos para acessarem o site da comissão nacional da Pastoral Familiar: vidaefamilia.org.br

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X