Quem passar pelo Convento da Penha nas próximas semanas terá mais um atrativo além da bela paisagem e espiritualidade do local. É que até o final de outubro acontece a exposição “Benedicto Calixto – Pintando a história do Convento da Penha”. A mostra está aberta todos os dias, das 8h às 12h e de 14h às 16h, na sala de exposição do Convento e a entrada é gratuita.
Na última terça-feira (12) foi realizada uma cerimônia de abertura da exposição. Além dos frades locais, o encontro contou com a presença do subsecretário de Cultura da Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV), Eliomar Carlos Mazoco; Roberto Abreu, representando o Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha (IHGVV) e alguns parceiros da sala de Exposição, como as integrantes do Koletivo Work.
A mostra, que reúne quatro quadros do início do século XX, retratam a chegada e a gruta de Frei Pedro Palácios; a tentativa de invasão dos holandeses ao Convento, em 1640; e a seca que atingiu o Espírito Santo em 1769. Os quadros, que originalmente estavam expostos no corredor externo à Capela-Mor, ganham destaque na exposição durante a reforma do telhado da Capela.
Para o Convento da Penha, toda beleza criada pela natureza ou por mãos humanas é dom de Deus e deve ser exposta e admirada, para que reconheçamos nelas o próprio Criador. “O intuito dessa exposição é oferecer ao visitante o encontro com o nosso acervo. Além de um espaço religioso, o Convento também é um local para difusão de cultura. Esses quadros retratam momentos significativos da história do Estado e coroam a vida intensa de Benedicto Calixto, que desenvolveu uma técnica própria”, destaca o guardião do Convento, Frei Paulo Roberto Pereira.
Serviço
Exposição “Benedicto Calixto – Pintando a história do Convento da Penha”
Data: 14/09 a 03/11, das 8h às 12 h e das 14h às 16 h.
Local: sala de exposições do Convento da Penha.
A entrada é gratuita