Entrevista Especial com Padre Anderson Gomes

Compartilhe:

Paz e Bem!

A evangelização através das mídias digitais é uma iniciativa muito comum nos dias de hoje. O Convento mesmo está presente nas principais plataformas sociais. A comunicação fácil e acessível a todas as pessoas é uma forma mais evangelizadora atualmente, um post, um vídeo curto, um meme, uma música… Todo o universo de possibilidades de levar o Evangelho é muito bem aceito também na Igreja.

O site do Convento da Penha produziu e entrevistou o Padre Anderson Gomes. Ele falou das expectativas do novo projeto lançado recentemente, o “CD EM CASA”, dos desafios da evangelização, sua devoção à Nossa Senhora da Penha e também os trabalhos desenvolvidos. O Padre é natural de Coronel Fabriciano-MG,  e faz parte da nova geração de sacerdotes evangelizadores modernos, na Igreja Católica. Mudou-se para o Espírito Santo em 1987. De família religiosa, sempre esteve envolvido em ações da igreja. Na adolescência, participava do Grupo de Jovens na Paróquia Sagrada Família, em Jardim Camburi, Vitória, onde morava.

A decisão de ser tornar padre foi recebida com tranquilidade pela família, que apoiou sua escolha. Estou Teologia e Filosofia, complementando os estudos posteriormente na Universidade Gregoriana, em Roma. Foi vigário na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Itaquari (Cariacica), e pároco na Paróquia São Pedro (Vitória). Atualmente é o Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Praia da Costa , Vila Velha.

O envolvimento com a música veio desde a juventude. Atento às tecnologias, está presente nas redes sociais, onde, além de promover a evangelização, estabelece um contato mais próximo com os cristãos.
Em novembro de 2017, Padre Anderson Gomes também colaborou com a Campanha “Telhado de Fé”. No dia 11 de novembro diversos devotos subiram ao Campinho do Convento para o show do Padre. Toda a renda do show foi revertida para a campanha, que tem por objetivo arrecadar recursos para a reforma do telhado da Capela do Convento.

SITE DO CONVENTO: Padre Anderson, lançando este novo projeto de evangelização através da música, com o CD EM CASA, de onde surgiu inspiração?

PADRE ANDERSON GOMES: A inspiração sempre do Espírito Santo. Nosso desejo era de agregar músicas que se encaixassem aos ritos litúrgicos, com ritmo e melodia que vibrassem no coração dos fiéis. E assim, as pessoas poderem sentir “Em Casa”, na Igreja.

SITE: Qual a grande novidade do CD EM CASA?

PADRE: O CD conta com músicas meditativas e litúrgicas. Com objetivo de aplicabilidade tanto nas celebrações, quanto em reflexões e retiros, buscamos reunir uma sequência de letras que trouxessem alguma motivação introspectiva aos que ouvem. Além de músicas muito bem arranjadas e produzidas.

SITE: O envolvimento do Sr. com a música veio desde cedo. Já cantava em festas religiosas, grupos de jovens, mas o Sr. já pensava em um dia lançar um CD?

PADRE: Tudo acontece no tempo de Deus. Tive uma tentativa há alguns anos, mas houve alguns percalços no caminho que impediram a concretização do projeto. Guardei-o novamente para esperar o momento certo. Estou feliz que a hora tenha chegado!

SITE: Por que escolheu o Convento da Penha para gravar o clipe “Consagração” e também para fazer algumas fotos do CD?

PADRE: Gratidão à Maria, a qual sou devoto. O Convento da Penha é o maior símbolo religioso de Espírito Santo e o registro naquele Santuário sempre foi nossa prioridade. E sendo a música uma forma de consagração a Nossa Senhora, não tinha lugar mais especial e simbólico para nós católicos capixabas do que o convento da Penha. O resultado: em poucas horas, já havia milhares de visualizações.

SITE: No clipe “Assim como o Sol”, o Sr. traz uma proposta diferente, gravação na praia, um ritmo mais alegre, festivo. Qual objetivo?

PADRE: O sol, a música e a alegria fazem parte deste projeto de evangelização e queremos atingir a todos os tipos de fiéis. Sair ao mundo e evangelizar, louvando ao Senhor pela bela natureza que nos cerca, foi o que nos motivou a escolher o cenário praiano. Sem esquecer a que a bela letra da música fala de ter esperança como o sol que nasce todos os dias. E que lugar mais simbólico para nós do que o nascer e o por do sol na praia?

SITE: Como explicar sua devoção à Nossa Senhora ?

PADRE: Fé não tem muito que explicar e sim viver. Minha ordenação diaconal foi no dia de Nossa Senhora Aparecida, e desde cedo aprendi a pedir a Maria que “passe na frente”. Ela sempre esteve comigo, me amparando e me inspirando ao serviço. É simples, basta unir as palavras: simplicidade, serva, exemplo e fidelidade ao Senhor.

SITE: O Sr. viveu uma grande expectativa em lançar este novo CD? Foi alcançada?

PADRE: Vivemos ainda essa expectativa, pois a cada momento temos um tipo de lançamento, seja por meio de show, mídias sociais e plataformas digitais. É diferente de tudo o que já vivemos. Tudo muito novo, não dá pra “fingir costume” (risos).

SITE: Como foi a escolha das músicas para o CD EM CASA?

PADRE: Algumas músicas já estavam pré-definidas. Outras foram chegando e se encaixando no projeto. De um modo especial, cada uma com seu significado, parte da minha história sacerdotal. Como, ainda não tenho o dom ou a habilidade de escrever canções, escolhi a parti daquelas que tive acesso e algumas que fazem parte da minha história pessoal de fé.

SITE: Hoje o Sr. está à frente da Paróquia do Perpétuo Socorro, Praia da Costa, mas já passou por Itaquari, Cariacica e São Pedro, Vitória, viu de perto a realidade das periferias. Qual ensinamento o Sr. leva?

PADRE: Se engana quem pensa que periferia é sinônimo de indigência. Vivo abundantemente em todas as Paróquias. Tive grandes e gratas experiências por onde andei. Basta unir a espiritualidade ao serviço dos fiéis que acreditam em nosso trabalho. As pessoas tem um amor que comove e, o grande ensinamento é colecionar momentos especiais em cada lugar por onde passa. Gente, é gente em qualquer lugar; tem sede de Deus; tem amor para dar e receber.

SITE: Como é ser Pároco e evangelizar através da música, fazendo shows e apresentações?

PADRE: Não é fácil conciliar as coisas. Mas, minha primeira missão é ser pároco, padre de paróquia. A música é um hobbie, e que ajuda na evangelização, devido ao poder da música. Os shows são momentos que proporcionam falar mais sobre Deus de forma lúdica, harmoniosa e fora dos templos. É pescar no mar da vida e não só no aquário da vida da comunidade.

SITE: O Sr. é conhecido pelo trabalho de evangelização através das mídias digitais. Como atingir os jovens?

PADRE: Por meio das redes sociais, acompanhando as novas ferramentas e trocando múltiplas informações.
Os jovens dominam a área digital, o que me encanta e me impulsiona a manter-me atualizado. E as mídias digitais não são mais um meio de comunicação, e sim um lugar. E onde estiver gente, ali deve ter alguém para falar de Deus.

SITE: Sobre família… O Sr. é bastante apegado do seu afilhado, diz sempre “é a cara do padrinho”. Como dividir o tempo entre a paróquia e a família?

PADRE: Não divido, eles se encaixam. Tenho a graça de ter os meus por perto e isso não é tão comum na vida sacerdotal. Minha família hoje, faz parte deste projeto de evangelização, eles abraçaram a causa.
Meu afilhado (que é a cara do padrinho – risos) faz a minha alegria, ao me ensinar e permitir uma conexão com o universo infantil. É gratificante. Mas, nem sempre é possível ser presente diante das exigências da vida pastoral.

SITE: Há projetos a serem concretizados ainda neste ano?

PADRE: Com a graça de Deus, sim. Entre os rascunhos de um livro, retomamos o nosso Papo de Padre, – com inserções todos os domingos. Trata-se de um programa sobre curiosidades e cotidiano da igreja que aborda assuntos pertinentes a sacerdotes e leigos. Estamos em nosso canal no YouTube, na TV Evangelizar e a local TV Ambiental.
A graça de Deus nos basta! Reze por nós

SITE: Quem ainda não conhece o trabalho do Sr. pode saber mais de que forma?

PADRE: Temos as mídias sociais:
Instagram: @peandersongomes
Facebook: Padre Anderson Gomes
Site: padreandersongomes.com.br
Demais serviços de “streaming digital” como Spotify, Deezer, AppleMusic, YouTubeMusic, entre outros.
Além da paróquia onde trabalho, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Praia da Costa, Vila Velha-ES

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X