Paz e Bem!
Organizado pela Comissão para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o próximo encontro dos Editores de Folhetos e Subsídios Litúrgicos já tem data marcada. Entre os dias 10 e 12 de julho, o Centro de Formação Martina Toloni, em Vila Velha, ES, receberá editores de todo o Brasil. Neste ano, com uma nova proposta a iniciativa se dedicará também a pensar sobre a promoção e realização do próximo Sínodo dos Bispos, cujo tema é “Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional”.
Vale lembrar que os folhetos e subsídios litúrgicos são bastante utilizados nas Celebrações, inclusive no Convento da Penha, onde são utilizados dominicalmente o folheto “O Domingo”.
Padre Leonardo José Pinheiro, assessor da Comissão, explica que um dos objetivos do encontro é a troca de experiências entre os participantes. “O Brasil é muito rico de editoras, pessoas que trabalham na formação e edição desses subsídios litúrgicos, então vamos unir essas pessoas para pensar materiais a serviço da participação ativa dos fieis na liturgia, então é uma troca de experiências, um momento de formação junto a eles também”, garante.
Para reforçar o encontro também estarão presentes os assessores dos três setores que fazem parte da Comissão para a Liturgia, são eles o de Pastoral Litúrgica, Espaço Litúrgico e Música Litúrgica. “Juntos vamos pensar como esses subsídios podem ajudar na evangelização”, completa padre Leonardo. Além da liturgia e evangelização, estão entre os temas propostos para reflexão durante o encontro o Ano Nacional do Laicato, a Iniciação à Vida Cristã e o Projeto das Celebrações Dominicais da Palavra de Deus.
A novidade deste ano gira em torno das discussões sobre o Sínodo. A ideia é que o convidado especial, que é assessor da Comissão para a Juventude, padre Antônio Ramos Prado, dialogue com os editores sobre a colaboração dos subsídios litúrgicos na promoção e realização desse evento eclesial. Para se inscrever, o candidato deverá acessar o link: http://servico.cnbb.org.br/evento/inscricao até o dia 22 de junho. Outras informações podem ser consultadas com o padre Leonardo, por meio do telefone: (61) 2103-8300.
Informações do portal CNBB